A doença está ligada ao consumo de peixes contaminados ou mal conservados/Reprodução
Um surto da ‘doença da urina preta’ acendeu um alerta sanitário para o Brasil. Ao menos três casos de doença de Haff foram confirmados no Amazonas, pela Fundação de Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado, após o consumo de peixes populares brasileiros.
Os três casos foram registrados apenas no município de Itacoatiara, todos em moradores da zona urbana. Dois casos teriam acontecido em junho e dezembro de 2025. Os casos compatíveis apresentaram principalmente fraqueza muscular, dores intensas nos músculos e urina escura.
Os exames laboratoriais indicaram níveis elevados da enzima creatinofosfoquinase (CPK), com valor médio de 6.400 µ/L. Em geral, os sintomas começaram cerca de nove horas após o consumo do pescado.
A doença está ligada ao consumo de peixes contaminados ou mal conservados. O alerta fez com que órgãos de fiscalização sanitária realizassem uma força-tarefa para apurar estabelecimentos e produtos que estejam em cumprimento com a legislação ambiental e à saúde pública.
Durante a operação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), mais de 100 toneladas de pescado brasileiros de diversas espécies sem licença ambiental foram apreendidos em um estabelecimento comercial em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.
Além da apreensão, o estabelecimento foi multado em valores que somam mais de R$ 2 milhões.
Itarantim Agora

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.