NÚMERO DE HOMICÍDIOS CAI EM 2025 E ALAGOAS REGISTRA MENORES ÍNDICES EM 14 ANOS (GN - ALAGOAS)

Pela primeira vez, número de crimes violentos letais intencionais fica abaixo de mil/Ascom SSP/AL



Alagoas segue conquistando bons resultados no combate à criminalidade. A prova disso está nos indicadores apresentados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP), que mostram uma redução de 11,1% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 2025 no comparativo com o ano anterior.



Numa estabilidade decrescente e pela primeira vez na história, os casos de homicídios, de latrocínio, feminicídios e lesão corporal seguida de morte ficaram abaixo de mil. Com 948 casos, o número representa uma queda de 56,6% em relação a 2012, primeiro ano de divulgação da série, que registrou 2.187 crimes. No comparativo com o ano mais violento (2013), a diminuição foi de 57,8%.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, celebrou o resultado.

“De 2024 para 2025, houve uma redução de 118 mortes. Isso significa que cento e dezoito vidas foram poupadas graças ao trabalho incansável dos homens e mulheres que atuam diariamente no enfrentamento à violência em nosso estado, sem contar no investimento que o Governo de Alagoas tem feito na área da Segurança Pública. No total, foram mais de R$ 750 milhões em aquisições de bens e serviços. Outro destaque também foi a nomeação de 50 delegados, que permitiu uma reestruturação na atividade investigativa, em especial, dos crimes contra a vida”, afirmou Flávio.

Nos comparativos com o primeiro ano da série histórica, Maceió e Arapiraca, as maiores cidades alagoanas, também registraram diminuição nos crimes violentos letais intencionais em mais da metade dos casos (55% e 57,41%, respectivamente). Em relação a 2024, as quedas foram de 2,2% na capital, com 358 casos, e de 22,2% no município do Agreste, que também teve o menor registro desde o início da divulgação dos dados (63).

Confira todos os dados AQUI.

Por: Agência Alagoas

 

Nenhum comentário: