Pela primeira vez, número de crimes violentos letais intencionais fica abaixo de mil/Ascom SSP/AL
Alagoas segue conquistando bons resultados no combate à criminalidade. A prova disso está nos indicadores apresentados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP), que mostram uma redução de 11,1% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 2025 no comparativo com o ano anterior.
Numa estabilidade decrescente e pela primeira vez na história, os casos de homicídios, de latrocínio, feminicídios e lesão corporal seguida de morte ficaram abaixo de mil. Com 948 casos, o número representa uma queda de 56,6% em relação a 2012, primeiro ano de divulgação da série, que registrou 2.187 crimes. No comparativo com o ano mais violento (2013), a diminuição foi de 57,8%.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, celebrou o resultado.
“De 2024 para 2025, houve uma redução de 118 mortes. Isso significa que cento e dezoito vidas foram poupadas graças ao trabalho incansável dos homens e mulheres que atuam diariamente no enfrentamento à violência em nosso estado, sem contar no investimento que o Governo de Alagoas tem feito na área da Segurança Pública. No total, foram mais de R$ 750 milhões em aquisições de bens e serviços. Outro destaque também foi a nomeação de 50 delegados, que permitiu uma reestruturação na atividade investigativa, em especial, dos crimes contra a vida”, afirmou Flávio.
Nos comparativos com o primeiro ano da série histórica, Maceió e Arapiraca, as maiores cidades alagoanas, também registraram diminuição nos crimes violentos letais intencionais em mais da metade dos casos (55% e 57,41%, respectivamente). Em relação a 2024, as quedas foram de 2,2% na capital, com 358 casos, e de 22,2% no município do Agreste, que também teve o menor registro desde o início da divulgação dos dados (63).
Confira todos os dados AQUI.
Por: Agência Alagoas

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.