Teólogos e especialistas contemporâneos dizem que, para ler os textos sagrados, é preciso compreender o contexto em que tais materiais foram escritos — ao contrário, segundo eles, o fundamentalismo carrega as contaminações de um anacronismo/Foto: Domínio Público
“Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da Igreja.”
“Esposas, sede submissas a vossos maridos, como convém ao Senhor.”
“[…] ensinem as jovens a amar seus maridos e filhos, a serem modestas, castas, dedicadas aos afazeres domésticos, boas, submissas a seus maridos, a fim de não ser blasfemada a palavra de Deus”.
Estas três frases, que podem soar absurdas aos ouvidos da sociedade atual, são de trechos de cartas escritas por Paulo Apóstolo às primeiras comunidades cristãs e fazem parte da Bíblia.
Teólogos e especialistas contemporâneos, contudo, explicam que são estes claros exemplos de que, para ler os textos sagrados, é preciso compreender o contexto em que tais materiais foram escritos — do contrário, o fundamentalismo carrega as contaminações de um anacronismo.
Submissão, segundo um dicionário de língua portuguesa, é a “condição em que se é obrigado a obedecer”, “sujeição”, “subordinação”. Também pode ser entendida como “disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação”.
“A ideia de que a mulher deve ser submissa ao homem deve ser entendida em seu contexto social e também literal do texto bíblico”, diz à BBC News Brasil a teóloga e pedagoga Andreia Cristina de Morais, freira da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada e professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
“A maioria das sociedades no mundo antigo era patriarcal. Seus registros geralmente refletem uma perspectiva masculina, ou seja, enfatizam os interesses e as preocupações dos homens que os escreveram”, acrescenta ela.
“O mundo bíblico não era diferente. Assim, os textos da Bíblia geralmente revelam uma forma masculina e patriarcal de enxergar as situações.”
Contexto histórico
Morais aponta que as interpretações contemporâneas buscam “compreender as representações das mulheres como uma imagem bíblica que simplesmente reflete as suposições e expectativas culturais de uma antiga sociedade patriarcal”.
Por isso, ela defende que essa ideia de mulher submissa ao homem seja sempre interpretada dentro do contexto original.
A ideia de que as mulheres precisam ser submissas aos maridos, embora citada três vezes nas epístolas de Paulo e uma na de Pedro, não aparece nenhuma vez nos evangelhos — os quatro textos que narram a vida e os ensinamentos de Jesus.
Com isso em mente, a religiosa sugere um olhar mais atento para as motivações de quem escreveu o texto.
Ela recorda que Paulo não necessariamente estava criando uma norma de submissão, mas sim que poderia estar refletindo o que já era praxe para criar uma analogia com a relação entre Jesus Cristo e a Igreja que começava a se formar.
Esta interpretação pode ser tomada, por exemplo, do trecho aos Efésios, que continua com o apóstolo dizendo que, se Jesus é “a cabeça” e a Igreja “é o corpo”, os maridos devem amar suas mulheres assim como Cristo amou a Igreja.
“Observando esse contexto mais amplo, Paulo não deseja explicar como a mulher deve se comportar em relação ao marido, mas usa essa analogia para explicar a relação entre Cristo e a Igreja, uma relação de submissão, obediência e amor.”
Matéria completa AQUI.
Por: BBC e G1
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