Substância é encontrada nos óleos naturais dos grãos de café e interfere no processo de regulação hepática. Molécula é muito presente em cafés não filtrados/Foto: Freepik
Café expresso ou coado? Apesar de parecer uma pergunta simples, que envolve puramente o gosto pessoal, para quem tem colesterol alto, é uma questão diretamente relacionada à saúde.
Isso porque o café não filtrado contém uma substância chamada cafestol, que pode aumentar o LDL, o chamado colesterol ruim. (entenda mais abaixo).
"Quando a gente filtra o café, essa sustância é retirada no método de filtragem, o que não acontece nos cafés do tipo francês, italiano, turco, nos quais a substância pode estar presente", explica Celso Cuckier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein.
Mas se o café que não é filtrado contém uma substância que pode aumentar o colesterol, ele deve ser evitado?
Abaixo, nesta reportagem, você entende melhor o que é o cafestol, os efeitos dessa substância na saúde e quem deve optar sempre pelo café filtrado.
Café e cafestol
O cafestol é uma molécula lipossolúvel (que se dissolve em gordura) pertencente ao grupo dos diterpenos, assim como o kahweol.
Esses compostos orgânicos são encontrados nos óleos naturais dos grãos de café e estão presentes em maiores quantidades em formas de preparo que não utilizam filtragem.
Confira mais AQUI.
Por: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário