COACHING TEM CREDIBILIDADE? PROFISSÃO POLÊMICA GERA DEBATE NO BRASIL (GN - NOTÍCIAS)

Atividade tem se popularizado e levanta dúvidas quanto a qualidade dos profissionais e dos métodos adotados/Reprodução



“Liderança”, “motivação”, “resultado”, “foco”, “disciplina” e “ambição”. Qualquer pessoa que já passou por uma mentoria ou curso de coaching certamente já escutou incansavelmente, pelo menos, uma dessas palavras como uma forma de se autodesenvolver e atingir seus objetivos na vida.



Desde que surgiu e se popularizou no Brasil, a atividade de coaching logo ganhou ares pejorativos no mercado de trabalho. Entre as principais críticas, está a falta de regulamentação da profissão, possibilitando, em tese, que qualquer pessoa sem uma formação acadêmica específica possa se colocar como um especialista da profissão.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o coach e co-fundador da Fascino Brasil, Adson Almeida, comentou o preconceito de algumas pessoas, que, muitas vezes, segundo ele, acabam associando a prática a uma espécie de charlatanismo.

O profissional diz ainda que um coach com credibilidade tem cuidado em não citar motivações vazias que podem fazer com que as pessoas não alcancem seus objetivos “ou valide promessas intangíveis capazes de tornar a aceitação da sua técnica duvidosa em alguns aspectos”.

“Muitas críticas são construídas por pessoas que não tiveram a oportunidade de participar de eventos, congressos, palestras, mentorias ou qualquer produto criado por um coach e muitas críticas são construídas pelo que se tem acesso em redes socais e não sobre experiências vividas, sempre tem o que se absorver de positivo num evento de treinamento”, explicou Adson Almeida.

Sobre o ofício de coach, o profissional ainda explicou: “Um coach tem muitas funções dependendo da área em que atua. De forma geral, ajudam pessoas a identificarem e alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais, fornecendo orientação, encorajamento, mudança de comportamento, suporte à inteligência emocional e mais responsabilidade”.

As características trazidas por Adson Almeida para o ofício do coach, muitas vezes, terminam se assemelhando bastante à psicologia, onde os profissionais atendem pacientes e tentam, através de técnicas e estudos, orientá-los de forma que seja possível solucionar problemas de ordem cognitiva.

Veja mais AQUI.

Por: Voz da Bahia e A Tarde

 

Nenhum comentário: