Páginas

CIENTISTAS TRANSFORMAM FEZES HUMANAS EM MEDICAMENTO CONTRA CÂNCER (GN - SAÚDE)

Ideia é comercializar 9 mil doses por ano do medicamento/Reprodução



As fezes humanas podem ser verdadeiras aliadas na luta contra o câncer. Uma empresa biotecnológica francesa chamada Maat Pharma desenvolveu remédios aproveitando os microrganismos que habitam o intestino humano. Atualmente o protagonista da pesquisa é o MaaT013, ainda em fase final de ensaios clínicos.



A proposta do MaaT013 é tratar uma doença rara de rejeição que ocorre após um transplante de células-mãe em cânceres do sangue. Assim, a empresa pretende melhorar a vida de pacientes e sua resposta às imunoterapias ao restaurar a microbiota danificada por tratamentos intensivos.

Por enquanto, a expectativa da empresa é entregar os primeiros resultados do teste em meados de 2024, mas mesmo assim, o medicamento já está disponível em alguns países da Europa, para os casos que envolvam urgência.

Segundo comunicado da própria Maat Pharma, a ideia é comercializar 9 mil doses por ano do medicamento.

Medicamento a base de fezes

A empresa basicamente utiliza as fezes de doadores para conseguir uma microbiota específica chamada medula substancial, que é reinjetada em pacientes no hospital pelo reto para recolonizar o sistema digestivo e restaurar a microbiota alterada.

Esses doadores precisam passar por análises de sangue a cada 60 dias e análises diárias de fezes esporádicas. O grupo de pesquisadores ainda se concentra em verificar a rastreabilidade, a consistência e a aparência do material, e então um diluente é adicionado para proteger as bactérias durante o congelamento.

Por enquanto, só existe essa opção injetável, mas os farmacêuticos também estudam a possibilidade de um medicamento em cápsulas chamado MaaT033.

Em abril, os EUA aprovaram um remédio oral feito a partir de fezes. Conhecida como Vowst, a medicação é uma alternativa mais simples à terapia de transplante fecal, mas o uso só está liberado para quem tem mais de 18 anos. A substância contém bactérias intestinais vivas, obtidas em amostras de fezes doadas por pessoas saudáveis.

Por: Canal Tech Maat Pharma

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.