CUIDE DA SAÚDE - COMO CONTROLAR UMA CRISE DE ANSIEDADE? (SAIBA MAIS/GN - SAÚDE)

Aprenda a reconhecer os sintomas e as melhores técnicas para mantê-los na rédea curta/Reprodução Superinteressante



1 – Saiba reconhecer - Os sintomas de uma crise de pânico são agudos, de curta duração e variam de pessoa para pessoa. Falta de ar, formigamento nas mãos, tremores, dor no peito (que geralmente é confundida com um infarto), medo intenso e irracional de morrer… Pode acontecer com qualquer um – não só com ansiosos crônicos.



2 – Aqui e agora - A raiz da questão está na preocupação excessiva com o futuro (e nos problemas que podem vir a acontecer). Por isso, uma recomendação é aprender mindfulness, técnica de meditação com foco no presente. Os exercícios se baseiam no controle da respiração e em observações sensoriais para entrar em estado de atenção plena.

3 – Inspira (e não pira) - Um exercício simples é a “respiração quadrada”. Faça um quadrado imaginário na sua frente e use-o para te guiar: do ponto A ao ponto B, inspire por quatro segundos. Do B para o C, segure por mais quatro. De C para D, expire. Por fim, segure novamente. Repita o processo por pelo menos um minuto.

4 – Busque ajuda - Faça terapia. Ela não vai livrá-lo completamente da ansiedade (uma herança evolutiva). Mas pode identificar quais são os gatilhos que provocam os seus ataques (problemas familiares ou amorosos, medo de uma demissão, uma experiência de luto…). Sabendo o que te aflige, fica mais fácil melhorar o autocontrole.

Para saber mais:

-A técnica 5-4-3-2-1 ajuda a focar no presente. Basta pensar em cinco coisas que você pode ver; quatro que dá para tocar; três, ouvir; duas, cheirar e uma que dê para sentir o gosto.

Veja as figuras com os métodos AQUI.

Por Rafael Battaglia / Superinteressante

 

Nenhum comentário: