PF APREENDE DINHEIRO, ARMAS E DOCUMENTOS EM AÇÃO QUE INVESTIGA DESVIO NA ALE (GN - POLÍCIA)

Foto: Sertão em Foco


As residências de alguns vereadores da cidade de Batalha, Sertão de Alagoas, foram alvos da operação batizada de 'Malacafa' que é um desdobramento da 'Operação Sururugate'. Durante uma coletiva na manhã desta terça-feira (10), na sede da Polícia Federal (PF), o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Agnaldo Mendonça Alves disse que a PF apreendeu R$ 20 mil em espécie com um dos alvos na cidade de Batalha.


Além disto, o delegado confirmou foram encontradas uma arma calibre 12 e uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal. A PF também apreendeu mídias e documentos que serão analisados.

A polícia não informou a identidade dos alvos da operação, mas, segundo o delegado a Operação investiga a existência de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa. “A ação de hoje foi para buscar mais elementos que comprovem isso”, disse Agnaldo.

Levantamentos apontaram que os pagamentos realizados pela Assembleia a indivíduos cadastrados em programas sociais do governo federal, somente entre 2010 e 2013, ultrapassaram o montante de R$ 15 milhões.

A Operação Sururugate foi desencadeada em conjunto com a Controladoria Geral da União - CGU quando da realização de trabalhos iniciais de cruzamento de dados e posterior auditoria em beneficiários do Programa Bolsa-Família que, supostamente, faziam parte dos quadros funcionais daquela Casa Legislativa.

Foram identificadas também declaração de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); acumulação ilegal de cargos e empregos públicos; percepção de benefícios sociais, previdenciários e da reforma agrária em desacordo com a lei; e pagamentos a servidores após registro de óbito no Sistema de Controle de Óbitos (SISOB).

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados em Batalha, um em Maceió e dois em Jacaré dos Homens.

Por: Cadaminuto

Nenhum comentário: