LAUDO DA PF REVELA QUE ARMA QUE MATOU SOLDADO DA PM EM ALAGOAS APRESENTOU DEFEITO (VEJA MATÉRIA EM VÍDEO/GN - AL)

Resultado é revelado três anos após o incidente que disparou uma rajada de submetralhadora contra a soldado. Izabelle Pereira foi morta com 17 tiros de submetralhadora/Divulgação


Uma simulação realizada pela Polícia Federal (PF) em uma submetralhadora da marca Taurus, do mesmo modelo que matou a soldado da Policia Militar de Alagoas Izabelle Pereira dos Santos, 24 anos, no dia 30 de agosto de 2014, revela que a arma apresentou defeito.  


O laudo da PF, divulgado pelo Fantástico na noite deste domingo (12), aponta que a arma disparou uma rajada plena quando deveria ter disparado dois tiros por vez. A soldado foi atingida por 17 dos 30 tiros de submetralhadora Taurus, quando fazia rondas em uma viatura da Radiopatrulha, no bairro São Jorge, em Maceió. À época, os companheiros de trabalho de Izabelle informaram que a arma disparou durante uma curva brusca do veículo. 

Haviam duas submetralhadoras no veículo e uma delas estava com o cano apontado para o banco de trás, onde estavam Izabelle e um colega dela. De acordo com eles, as duas submetralhadoras estavam travadas e posicionadas no chão da viatura entre o banco do motorista e do passageiro. Estavam com Izabelle na viatura os policiais militares José Rogério Mariano da Silva, comandante da guarnição, Samuel Jackson Ferreira de Lima, responsável direto pelas armas, e o soldado José Bartolomeu Ferreira da Silva, condutor do veículo.

Entretanto, mesmo estando travadas, uma das submetralhadoras disparou atingindo a soldado. As armas da Taurus, que detém 90% do mercado brasileiro de armas leves, estão sob suspeita há pelo menos cinco anos.

O que chama a atenção no caso de Izabelle é que a submetralhadora testada pela PF, do mesmo modelo que matou a soldado, não possui opção para rajada. Na chave seletora existem três posições: na S, a submetralhadora fica travada, já o número 1 significa um tiro por vez e o número 2, tiro duplo.

Confira mais dessa matéria AQUI.

Veja a matéria em vídeo AQUI.

Por: Cristina Limeira (Gazeta web)
Vídeo: Fantástico (Globo)

Nenhum comentário: