PESQUISA ALERTA: FONES DE OUVIDO CONTÊM QUÍMICOS PERIGOSOS À SAÚDE (SAIBA MAIS/GN - SAÚDE)

Pesquisa europeia acende alerta: fones de ouvido populares contêm químicos perigosos, como bisfenóis, ligados a câncer e distúrbios hormonais/Reprodução Olhar Digital




Seus fones de ouvido, companheiros inseparáveis de trabalho, lazer e exercícios, podem estar escondendo um perigo invisível. Uma investigação recente, realizada pela parceria europeia ToxFree LIFE for All, acendeu um alerta importante: todos os 81 modelos de fones analisados continham substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.



Os pesquisadores descobriram que esses produtos, encontrados tanto em lojas físicas na Europa Central (República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia e Áustria) quanto em grandes marketplaces como Shein e Temu, continham compostos ligados a sérios problemas. Entre os riscos estão o desenvolvimento de câncer, distúrbios hormonais e até mesmo dificuldades reprodutivas.

Quais substâncias foram encontradas e por que preocupam?

A análise laboratorial das amostras revelou uma lista de substâncias preocupantes:
  • Bisfenol A (BPA) e Bisfenol S (BPS): Presentes em 98% e 75% dos fones, respectivamente. Esses compostos são usados para deixar o plástico mais resistente, mas agem como o estrogênio no corpo humano. Estudos anteriores já os conectaram a alterações hormonais, puberdade precoce, diminuição da fertilidade e aumento do risco de alguns tipos de câncer.
  • Ftalatos: Conhecidos por afetarem o sistema reprodutor.
  • Parafinas cloradas: Podem causar danos ao fígado e aos rins.
  • Retardantes de chama bromados e organofosforados: Ligados a desregulações hormonais.
Os pesquisadores explicam que essas substâncias não ficam paradas no material sintético. Elas podem passar para o suor e, de lá, serem absorvidas pela pele. Imagine isso acontecendo durante um treino, quando o corpo sua bastante e o contato com os fones é prolongado! A preocupação aumenta porque, mesmo em pequenas quantidades, a exposição diária e acumulada pode ser significativa.

O perigo do uso diário e prolongado

Antigamente, fones de ouvido eram usados de vez em quando. Hoje, fazem parte da nossa rotina: seja para ouvir música a caminho do trabalho, participar de reuniões online ou acompanhar podcasts enquanto nos exercitamos. Essa exposição constante é o que mais preocupa os especialistas.

"

“Não existe um nível totalmente seguro para o contato com essas substâncias, principalmente para adolescentes e outros grupos mais sensíveis”, alertam os cientistas da pesquisa.

"
Eles chamam atenção para o “efeito combinado”, que é o resultado da exposição contínua a várias fontes de químicos sintéticos que encontramos em diversos produtos no dia a dia. Fones de ouvido de grandes fabricantes, como Bose, Panasonic, Samsung e Sennheiser, estavam entre os modelos testados. O jornal The Guardian, que divulgou os resultados, tentou contato com as empresas, mas não obteve resposta.

Os organizadores do estudo veem essa situação como uma falha grave do mercado. Por isso, pedem medidas mais duras, como restrições mais amplas para classes inteiras de substâncias que podem alterar nossos hormônios. Além disso, defendem que os fabricantes sejam mais transparentes sobre os materiais que usam na produção dos fones de ouvido, para que todos saibam o que estão colocando perto do corpo.

Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário: