'GOLPE DO CPF': ENTENDA O CRIME E COMO SE PROTEGER SEU DOCUMENTO (SAIBA MAIS/GN - BRASIL)

Criminosos enviam e-mails falsos, ameaçando suspender o CPF e bloquear contas bancárias se a situação não for resolvida rapidamente/Reprodução



A Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe que faz as vítimas acreditarem que têm problemas com seus CPFs.



O crime, que utiliza o nome do órgão para enganar os contribuintes, funciona da seguinte forma:

E-mails falsos: os golpistas enviam e-mails que parecem ser da Receita Federal, dizendo que há problemas com o CPF da pessoa (Veja exemplos do e-mail e site usados pelos criminosos);

Ameaças: eles afirmam que, se a situação não for resolvida rapidamente, o CPF será suspenso, as contas serão bloqueadas e haverá dificuldades para emitir documentos e fazer transações bancárias.

Segundo o órgão, os criminosos utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, incluindo logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à fraude.

Além disso, eles utilizam uma estratégia para instalar pânico. As mensagens usam, por exemplo, termos alarmantes como "irregular" e "suspenso" em vermelho para assustar a vítima e fazê-la agir rapidamente.

O golpe também exige o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, com um prazo absurdamente curto para quitação, geralmente inferior a 48 horas.

A Receita Federal destaca ainda que os e-mails fraudulentos contêm links que direcionam para páginas falsas que simulam portais do governo.

No entanto, a URL desses sites apresenta sinais claros de fraude, como o uso de domínios suspeitos, incluindo ".mom" e outros diferentes de ".gov.br". Esse detalhe é um dos principais indícios de golpe e deve ser observado atentamente antes de qualquer ação.

Confira tudo AQUI.

Por: G1

 

Nenhum comentário: