GOVERNO DE ALAGOAS MANTÉM AÇÕES PARA DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO (GN - ALAGOAS)

Iniciativa é estruturada nos eixos da sustentabilidade ambiental, obras civis, mobilização social e dessalinização/Acervo do Programa Água Doce



Estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano, com aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Este tem sido o objetivo do Programa Água Doce, do Ministério da Integração, que conta com a parceria Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e em Alagoas é executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).



A iniciativa requer cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro. Via Fapeal, há um incentivo do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas (PDPP).

O programa é estruturado em quatro componentes: sustentabilidade ambiental, obras civis, mobilização social e dessalinização. Mobilização social e dessalinização são do campo de atuação dos bolsistas do PDPP.

Titular da Semarh, o secretário Gino César ressalta que o Programa Água Doce é fundamental para os alagoanos.

“É com grande satisfação que destaco a relevância do Programa Água Doce para o estado de Alagoas. A dessalinização de águas subterrâneas, aliada a uma gestão sustentável e consciente, proporciona acesso contínuo a água de qualidade para as populações do semiárido, mais especificamente no polígono das secas”, apontou.

Para Gino César, o Governo de Alagoas tem reiterado o seu compromisso com as comunidades beneficiadas.

“Estamos comprometidos em trabalhar junto às comunidades, garantindo que todos estejam preparados para gerenciar e preservar esses recursos em longo prazo. A união e os esforços conjuntos estão transformando a realidade das famílias do semiárido, promovendo melhores condições de vida e um futuro mais próspero para o povo alagoano”, afirmou. 

Veja mais AQUI.

Por: Agência Alagoas

 

Nenhum comentário: