Estratégia da Secretaria de Meio Ambiente foca na substituição de espécies exóticas por nativas e na melhoria direta do conforto térmico e da qualidade de vida na cidade/Assessoria
Muito além da estética, a arborização urbana tornou-se uma ferramenta essencial de saúde pública e sustentabilidade no município. Entre os anos de 2021 e 2025, a Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA), alcançou a marca de mais de 5.000 mudas plantadas em áreas públicas de todo o município.
Esse é um passo muito importante diante da crise climática que o mundo enfrenta, especialmente neste período de verão no Alto Sertão, no qual as altas temperaturas e a baixa umidade estão cada vez mais intensificadas e colocam em risco a saúde da população e dos animais.
De acordo com a coordenadora de Gestão Florestal da SEMEA, o plantio contínuo visa combater problemas urbanos modernos. "As árvores contribuem diretamente para o conforto térmico, melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e, consequentemente, na qualidade de vida da população", explica a coordenadora.
O diferencial da atual gestão é o rigor técnico no mapeamento de novas áreas aptas para o plantio. A secretaria prioriza a substituição de espécies exóticas por mudas nativas, que são mais resistentes e adequadas ao clima local do Sertão, evitando danos às calçadas e infraestruturas urbanas, além de servir como proteção para a fauna regional.
O trabalho não termina no plantio. A equipe da SEMEA realiza o acompanhamento rigoroso dessas mudas, efetuando a substituição daquelas que não se desenvolveram adequadamente, garantindo que o investimento se transforme em áreas verdes consolidadas.
Para o ano de 2026, o planejamento é ainda mais ambicioso. A prefeitura prevê a intensificação das ações com: ampliação dos plantios em novas comunidades e bairros; fortalecimento do Viveiro Municipal, aumentando a capacidade de produção de mudas; Educação Ambiental, conscientizando a população sobre a importância de preservar o que foi plantado e apoio ao Cidadão, auxiliando aqueles que desejam arborizar sua própria rua de forma técnica e segura.
Com essas iniciativas, Delmiro Gouveia se posiciona diante das alterações climáticas severas e afirma que arborizar é, acima de tudo, cuidar do presente e garantir um futuro mais fresco, sustentável e com mais dignidade para todos os seus habitantes.
Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.