Beber pouca água pode afetar o humor, elevar os níveis de estresse, além de trazer malefícios a órgãos vitais do corpo humano/Freepik
O humor pode ser melhorado com uma ação simples: beber água suficiente. Consumir água em quantidades insuficientes pode trazer malefícios para o funcionamento do intestino e rim, bem como aumentar os níveis de estresse.
Especialista em nutrição, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Isolda Prado, alerta que a desidratação traz diversos malefícios para o corpo.
“De uma maneira geral, a desidratação gera irritabilidade, fadiga mental e dificuldade de concentração. Isso acontece porque a água é fundamental para o equilíbrio eletrolítico (quantidade de sais no organismo), transporte de nutrientes e funcionamento adequado do cérebro", conta.
A falta de líquidos liga mecanismos de defesa no organismo. Alertando a situação da falta d’água no corpo e gerando uma sensação de sobrecarga mental, ao aumentar os sintomas de estresse e ansiedade.
A desidratação pode aumentar os sintomas de ansiedade porque acaba interferindo na serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA). Esses neurotransmissores são ligados ao equilíbrio emocional como a serotonina, o hormônio da felicidade.
A recomendação para evitar a desidratação é beber água regularmente, mesmo sem sentir sede. Além de consumir alimentos ricos em água, como: melancia, pepino, laranja e abacaxi.

Nenhum comentário:
Postar um comentário