ALAGOAS MAIS DIGITAL GARANTE EFICIÊNCIA, SATISFAÇÃO E ECONOMIA (GN - ALAGOAS)

Projeto, que promove digitalização dos serviços públicos, foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com metas estabelecidas até 2028/Thiago Sampaio/Agência Alagoas



Alcançar 69% de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais, reduzir em 24% as dificuldades na utilização dessas ferramentas e gerar uma economia de R$ 35,5 milhões por meio da digitalização. É o que busca o Governo do Estado com o programa Alagoas Mais Digital como metas até 2028. O objetivo maior é aprimorar o relacionamento e a proximidade entre o poder público e a população com vistas a elevar a eficiência na prestação dos serviços.



“O programa Alagoas Mais Digital busca modernizar a administração pública estadual, proporcionando serviços mais acessíveis, eficientes e satisfatórios para a população alagoana. As ações previstas incluem o fortalecimento da governança e da capacidade digital do estado, além de incrementar a eficiência na prestação dos serviços públicos”, explicou o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Gabriel Clementino Vargas.

O projeto foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 31 de agosto de 2022; e o contrato oficial, assinado em 20 de setembro de 2023. Atualmente, encontra-se na fase de implementação, com o foco voltado para o desenvolvimento dos produtos previstos. Serão investidos US$ 28,8 milhões, dos quais US$ 15 milhões são oriundos de empréstimo junto ao BID e US$ 13,8 milhões do Tesouro Estadual.

O programa Alagoas Mais Digital está estruturado em três componentes principais, cada um com produtos específicos e cronogramas próprios de implantação:

1. Governança, Capacidades Digitais e Cibersegurança: foco no fortalecimento da governança digital, segurança cibernética e modernização tecnológica. Inclui estratégias de transformação digital, implantação de um Centro de Operações de Cibersegurança (SOC) e avanço em soluções de nuvem pública.

2. Serviços Digitais: objetiva digitalizar e automatizar processos administrativos e serviços públicos. Abrange uso de inteligência artificial, ampliação de serviços digitais para cidadãos e priorização da digitalização de serviços presenciais mais utilizados por mulheres.

3. Educação e Saúde Digitais: visa modernizar a gestão e a entrega de serviços nos setores de educação e saúde. Envolve plataformas educacionais digitais, capacitação de professores, aumento da conectividade escolar e soluções para saúde preventiva e proativa.

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Por: Agência Alagoas

 

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