Médicos dos EUA alertam sobre os riscos tóxicos do incenso, comparando-o à fumaça do cigarro/Foto: Pinterest/Reprodução
A queima de incenso, uma prática comum em diversas culturas para rituais, meditação e eliminação de odores, pode ser tão ou mais prejudicial à saúde quanto a fumaça de cigarro, conforme alertaram pneumologistas da Philadelphia College of Osteopathic Medicine (PCOM) Georgia. Na Reunião Científica Anual da Universidade Americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), em Boston, especialistas apresentaram um estudo evidenciando os riscos associados ao uso de incensos, especialmente em ambientes fechados.
Durante a apresentação, os médicos discutiram o caso de uma paciente de 87 anos com histórico de asma e DPOC, que sofria de falta de ar mesmo em oxigenoterapia. Após investigação, descobriu-se que ela queimava incenso diariamente, prática que, segundo os especialistas, aumentava a gravidade dos sintomas. “Recomendamos que ela parasse de queimar incenso, mas a paciente resistiu devido ao valor cultural da prática”, afirmou o autor Gomeo Lam.
A pesquisa indicou que a fumaça de incenso contém compostos nocivos como formaldeído e óxidos de nitrogênio, além de liberar 45 mg de partículas por grama queimada, comparado a 10 mg por cigarro. Segundo a alergista Mary Lee-Wong, a exposição ao fumo passivo de incenso pode afetar negativamente a saúde de familiares, especialmente crianças e idosos.
Além dos efeitos respiratórios, o incenso queima substâncias que se aderem a móveis e roupas, prolongando os riscos, assim como ocorre com a fumaça de cigarro. Para mitigar os efeitos, os médicos sugerem a substituição do incenso tradicional por dispositivos elétricos ou vaporizadores, incentivando melhor ventilação e tempo reduzido de uso.
Chico Sabe Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.