Páginas

OVO OU GALINHA? ESTUDO PODE TER RESPOSTA PARA PERGUNTA MILENAR (GN - CURIOSIDADES)

É quase impossível saber se o ovo ou a galinha nasceu primeiro, mas cientistas podem chegar perto da resposta/Pexels



A revista Nature publicou um artigo revelando que, talvez, a galinha tenha vindo antes do ovo… Tecnicamente. Uma nova descoberta mostrou que alguns dos primeiros ancestrais das aves e répteis poderiam não colocar ovo — mas, sim, ter filhotes vivos nascendo diretamente.



A teoria mais aceita até hoje é que primeiro veio o ovo, e depois a galinha. Isso porque o animal seria descendente dos dinossauros , que há 340 milhões de anos já botaram ovos; mas as galinhas existem há apenas 50 milhões de anos.

Novos estudos

As descobertas indicam que os crocodilos e aves como conhecemos hoje vieram de ancestrais vivíparos (embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe). Michael Benton, professor na Universidade de Bristol, Inglaterra, e um dos principais responsáveis pelo estudo, disse à Nature:

“A análise evolutiva indica retenção prolongada de embriões e viviparidade à medida que os tetrápodes (vertebrados terrestres) conquistaram totalmente a Terra. [...] Essa proteção adaptativa dos pais deu a eles a vantagem sobre a desova dos tetrápodes anteriores."

Por isso, existe a possibilidade de que as galinhas venham de animais que davam à luz filhotes vivos, e não botavam ovos.

Os ovos vieram depois, provavelmente como processo evolutivo dos amniotas (embriões rodeados por membrana amniótica). A casca dura também é uma evolução.

Outra teoria, traçada em 2010, mostrava que a casca dura da galinha só pode ser formada por conta de uma proteína exclusiva da espécie — portanto, ela veio, realmente, antes do ovo.

IG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.