CASO DA QUEDA DO AVIÃO DA VOEPASS EM VINHEDO/SP - PILOTOS APONTARAM FALHA NO SISTEMA ANTIGELO POUCO ANTES DA QUEDA, DIZ CENIPA (ENTENDA E RELEMBRE VÍDEOS/GN - NOTÍCIAS)

O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino Guarulhos (SP), porém caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar/Reprodução



Os pilotos do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no início do mês passado mencionaram um problema no sistema antigelo da aeronave logo no início do voo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).



Essa suposta falha, porém, ainda será apurada durante a investigação.

O Cenipa divulgou um relatório preliminar com as razões que levaram à queda do avião , que deixou 62 mortos no dia 9 de agosto.

“O que temos até o momento é que houve uma fala extraída por meio do cockpit que um dos tripulantes indicava que havia uma falha no sistema de De-Icing [antigelo0. Isso, todavia, não foi confirmado do sistema de dados (FDR)", disse o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Conforme o relatório, o copiloto ainda teria mencionado a presença de "bastante gelo" na aeronave aproximadamente um minuto antes de o avião começar a cair. O detector eletrônico de gelo emitiu um sinal de alerta no avião cerca de 16 minutos após a decolagem. Com isso, os pilotos acionaram o sistema antigelo.

De acordo com o que foi relatado, um alarme foi escutado na cabine e os tripulantes conversaram sobre a ocorrência de uma falha no sistema.

Ainda segundo o relatório, o sistema antigelo foi ligado três vezes pelo piloto durante o voo. 

De acordo com a FAB, os detalhes desse documento inicial foram apresentados primeiro aos familiares das vítimas.

O avião, conforme o Cenipa, estava certificado para voo em condições de gelo e os pilotos tinham habilitação para essa condição. As informações meteorológicas disponíveis para o voo indicavam uma previsão de gelo severo na rota.

Uma das "packs" do avião — que são responsáveis por fazer a pressurização, climatização e regulagem do ar — não estava em funcionamento. Isso, porém, não impede o voo, de acordo com o Cenipa, desde que os procedimentos sejam respeitados, como aconteceu no caso Voepass .

Os agentes do Cenipa agora analisam todos os dados e áudios das caixas-pretas que foram coletados, além de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

O acidente

O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino Guarulhos (SP). Ele decolou às 11h50 e deveria ter pousado às 13h45, conforme o FlightAware. A aeronave, no entanto, caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

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IG

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