CINCO PESSOAS MORREM APÓS MULHER ACENDER VELA PARA "ALMAS" EM BARRACO DE MADEIRA NO DF (GN - BRASIL)

Incêndio em barraco de madeira mata avó e quatro netas em Planaltina, DF. Vizinhos tentaram resgate, mas vítimas não sobreviveram/Foto: TV Globo/Reprodução e Hugo Barreto/Metrópoles



Vizinhos e familiares das cinco vítimas que faleceram em um incêndio na noite de segunda-feira (12/8) em Planaltina, Distrito Federal, tentaram resgatar a família enquanto o barraco de madeira onde estavam pegava fogo. As vítimas, identificadas até o momento apenas pelos primeiros nomes, são: Ione da Conceição, de 43 anos; Ketlen, de 14 anos; Mari, de 9 anos; Sofia, de 8 anos; e Eulayla, de 5 anos. O barraco, onde Ione vivia com as quatro netas, estava localizado às margens da DF-230.



De acordo com testemunhas, Ione mantinha um altar dentro de casa e costumava acender uma vela todas as segundas-feiras, o que pode ter sido a causa do incêndio. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado por volta das 23h, mas, apesar de quatro viaturas terem sido enviadas ao local, as vítimas não puderam ser resgatadas. O fogo se alastrou rapidamente e, segundo relatos, o barraco estava trancado com um cadeado no momento do incêndio.

Ana Carolina Pereira, de 24 anos, amiga de Ione e moradora de Sobradinho, havia visitado a família pouco antes do ocorrido. Após o jantar, Ana Carolina foi dormir em um barraco próximo, mas foi despertada pelo cheiro forte de fumaça e latidos. Ao correr para o local, encontrou a porta trancada, mas conseguiu arrombá-la.

“Vi a Dona Ione e a menor das crianças pegando fogo. Comecei a gritar, mas não consegui tirá-las de lá. Tenho certeza de que o incêndio foi causado pela vela que ela acendeu no altar, como fazia para as almas”, relatou Ana Carolina.

Ela lamentou profundamente não ter aceitado o convite de Ione para permanecer mais tempo no barraco antes do incêndio.

“Não sei se um dia vou conseguir apagar essa imagem da minha mente. Vi tudo acontecer”, desabafou.

Um vizinho que também tentou ajudar contou que ouviu gritos de socorro das crianças, mas não conseguiu salvá-las a tempo.

“Elas gritavam que o barraco estava pegando fogo. Quando finalmente arrombamos a porta, o telhado de lona já havia desabado”, relatou a testemunha, que preferiu não se identificar.

A 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina está conduzindo as investigações para determinar as causas exatas do incêndio.

Por: Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário: