Para entender melhor o funcionamento do biocombustível, estudo aponta mitos e verdades sobre o etanol/Getty Images/Reprodução
Sabendo que os automóveis equipados com motor flex aceitam tanto gasolina quanto etanol, vem a pergunta: com qual combustível é mais vantajoso abastecer o carro?
No começo, foi estabelecido que, se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com o combustível vegetal seria mais vantajoso. Porém, devido à evolução técnica dos motores e do próprio etanol hoje, essa proporção está diferente e pode chegar a até 75%, segundo o Instituto Mauá de Tecnologia.
Dessa forma, o etanol acaba tendo maior vantagem econômica na hora de abastecer. Mas, vale reforçar que o rendimento de cada carro é específico e deve ser levado em conta também a forma de condução dos motoristas.
Outra vantagem é que o etanol é mais sustentável. Por ser um produto renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar e milho, ele tem uma queima mais limpa e reduz em até 90% as emissões de gases que agravam o efeito estufa.
Por esse motivo, reduz até o índice de doenças respiratórias, principalmente nos grandes centros urbanos. O Brasil, atualmente, é o segundo maior produtor desse combustível.
No início deste ano, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) lançou uma campanha para estimular o consumo de etanol e acelerar a transição energética no Brasil.
O apelo se torna necessário ao levar em consideração que, em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do “normal”.
Confira mais da matéria AQUI.
Por: Metropoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário