MAIS DE 70% DOS BRASILEIROS TÊM PROBLEMAS PARA DORMIR, SEGUNDO ESTUDO (GN - SAÚDE)

Crédito: Oleg Breslavtsev/Getty Images



De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), mais de 70% dos brasileiros têm problemas para dormir. Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de coronavírus, o Brasil tem vivido um aumento expressivo na venda de remédios para dormir, como o Zolpidem — cuja automedicação pode causar dependência.



Mais de 80% dos casos de insônia não têm indicação para tratamento com remédio, explica a psiquiatra Laís Vazami. “A higiene do sono é a chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com insônia”, diz.

Isso inclui novos hábitos na hora de dormir, como ingerir alimentos mais leves, ficar longe das telas e desacelerar no final do dia.

Mesmo assim, nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, o Brasil tem vivido um crescimento na venda de remédios para dormir, como o Zolpidem — cuja automedicação pode causar dependência.

O consumo de Zolpidem está tão desenfreado, que a Anvisa teve que aumentar o controle da venda do medicamento. A partir de agosto deste ano, será preciso apresentar a receita azul — mais difícil de conseguir — para comprar o medicamento. 

G1

 

Nenhum comentário: