Incidente ocorreu em 4 de fevereiro de 2023 no Texas (EUA). Um desastre potencial foi evitado no último momento, quando os pilotos de cargueiro avistaram a silhueta de um Boeing 737-700 da Southwest. Conclusão do órgão investigador foi divulgada nesta quinta-feira (6)/Reprodução vídeo G1
Um erro de um controlador de tráfego aéreo, que assumiu que um avião decolaria de um aeroporto no Texas, nos Estados Unidos, antes que outro pousasse, fez as aeronaves ficarem a menos de 60 metros de colidir sob uma densa neblina em 2023, concluíram os investigadores federais na quinta-feira (6).
O incidente ocorreu em 4 de fevereiro de 2023 e envolveu um Boeing 737-700 da Southwest, com 128 passageiros, e um Boeing 767-300 cargueiro da Fedex.
O avião da FedEx estava na aproximação final para pousar no aeroporto de Austin quando quase colidiu com a parte superior do Boeing da Southwest, que estava acelerando na pista para decolar. Ao perceber o jato da Southwest próximo, o piloto do cargueiro da Fedex arremeteu —e evitou o que teria sido um evento "catastrófico".
A Junta Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) apontou que os pilotos da Southwest contribuíram para o incidente em Austin ao não informar ao controlador que precisavam esperar um tempo na pista antes de iniciar a decolagem.
O controlador de tráfego aéreo havia autorizado ambos os aviões a usarem a mesma pista. Um desastre potencial foi evitado no último momento, quando os pilotos da FedEx avistaram a silhueta do jato da Southwest e subiram para evitar o perigo.
"Este incidente poderia ter sido catastrófico se não fosse pelas ações heroicas da tripulação da FedEx", disse Jennifer Homendy, presidente da NTSB.
Uma animação da quase colisão foi apresentada durante a audiência em que as conclusões foram divulgadas.
O pior acidente da história da aviação ocorreu quando dois aviões em meio a uma forte neblina bateram na Espanha, em 1973. Na ocasião, conhecida como o "desastre de Tenerife", 583 morreram.
O membro da junta, Michael Graham, qualificou o incidente como uma falha na segurança aérea.
"Tivemos duas aeronaves a menos de 200 pés [60 metros] uma da outra, e isso não deveria acontecer", disse Graham. Ele apontou a falta de radar terrestre no aeroporto ou tecnologia para alertar os pilotos sobre o potencial de colisão, e disse que o controlador de tráfego aéreo e a tripulação da Southwest mostraram julgamento e tomada de decisões deficientes.
O pior acidente da história da aviação ocorreu quando dois aviões em meio a uma forte neblina bateram na Espanha, em 1973. Na ocasião, conhecida como o "desastre de Tenerife", 583 morreram.
O membro da junta, Michael Graham, qualificou o incidente como uma falha na segurança aérea.
"Tivemos duas aeronaves a menos de 200 pés [60 metros] uma da outra, e isso não deveria acontecer", disse Graham. Ele apontou a falta de radar terrestre no aeroporto ou tecnologia para alertar os pilotos sobre o potencial de colisão, e disse que o controlador de tráfego aéreo e a tripulação da Southwest mostraram julgamento e tomada de decisões deficientes.
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Por: G1
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