ESCOLAS DA REDE ESTADUAL TERÃO PLATAFORMA PARA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS (GN - ALAGOAS)

Com sistema integrado, forças de segurança terão acesso a informações fornecidas por gestores em tempo real, aprimorando a estratégia de prevenção à violência escolar/Thiago Ataíde/Ascom Seduc



Preocupado em preservar todas as condições necessárias à aprendizagem, o Governo de Alagoas vai lançar mais um programa com objetivo de fortalecer a estratégia de prevenção à violência nas escolas da rede estadual de ensino. Trata-se do Livro de Ocorrências Virtual (LOV), que consiste em um sistema de registro das ocorrências registradas no ambiente escolar e cujo lançamento vai acontecer já neste mês de abril.



Desenvolvida pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), a plataforma integra o observatório de segurança que foi instituído em 2023 – por ocasião das ameaças de ataques às escolas da rede – e conta com a contribuição de representantes da sociedade civil e de instituições como o Ministério Público Estadual, promovendo a coleta de todas as informações sobre cada ocorrência, incluindo a prática de bullying.

É com base na sistematização desses dados que as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança, como explica o tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP.

“Essa articulação vai se somar às iniciativas que a Segurança Pública já executa, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mobilizando, inclusive, a polícia científica. A expectativa é de que o LOV seja lançado já no início deste mês de abril, juntamente com o programa SSP na Escola. Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando, assim, o nosso trabalho de orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica o oficial, reforçando a importância da ferramenta no tocante à prevenção.

Veja mais AQUI.

Por: Agência Alagoas

 

Nenhum comentário: