PROGRAMA BATE CORAÇÃO REVOLUCIONA ATENDIMENTO A PACIENTES CARDÍACOS EM ALAGOAS (GN - ALAGOAS)


Em menos de um mês, projeto do Governo do Estado já salvou seis vidas ao conectar profissionais qualificados/Thiago Sampaio/Agência Alagoas


O aposentado Genivaldo Andrade da Silva, de 64 anos, preparava uma feijoada em seu apartamento no dia 12 de março, quando começou a sentir tontura. Passava do meio-dia e, naquele momento, ele não imaginava que sua vida estava em risco. Por conta própria tomou um Omeprazol, achando se tratar de algum problema de estômago. Comunicou à filha Juliana Andrade que não estava se sentindo bem e foi ao banheiro, onde desmaiou.


Por decisão da família, foi levado às pressas para a UPA do Jacintinho com fortes dores no peito. Doze dias antes – em 1º de março – a unidade passou a integrar o programa Bate Coração, instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o objetivo reduzir o tempo-resposta e aperfeiçoar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio. Genivaldo não sabia disso, mas o programa lhe salvaria a vida.

A enfermeira Gleicy Kelly Athayde de Araújo, que recebeu o aposentado na UPA, lembra que ele chegou à unidade com dor precordial súbita – o que indicaria um Infarto Agudo do Miocárdio com supra de ST, condição médica grave que ocorre quando há um bloqueio repentino do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco.

Confirmado o infarto com um eletrocardiograma, o próximo passo foi entrar em contato com o cardiologista Clênio Jaques, do Hospital do Coração Alagoano, por meio de telemedicina – um dos diferenciais do programa. “O Bate Coração é uma iniciativa pioneira, que utiliza a plataforma Join, aplicativo desenvolvido pela empresa japonesa Allm para facilitar a comunicação e colaboração entre profissionais de saúde em tempo real”, explica Gleicy Araújo. “Este programa inovador reúne cardiologistas qualificados, disponíveis 24 horas por dia, para discussões online imediatas sobre casos de infarto de supra de ST”, completa.

No caso de Genivaldo, a discussão entre a equipe da UPA e o cardiologista do Hospital do Coração Alagoano chegou à indicação de trombólise, procedimento médico que utiliza medicamentos para dissolver coágulos – trombos – já formados dentro dos vasos sanguíneos. “Após o término da trombólise, houve redução de dor e de supra. Então, o paciente foi transferido para a Unidade de Dor Torácica do HGE”, por meio do Samu, conta a enfermeira.

DE OLHO EM CADA DETALHE

Entre a entrada do aposentado na UPA do Jacintinho e a alta médica no HGE, foram três dias. Nesse período, Genivaldo Andrade, que se diz muito observador, prestou atenção em cada detalhe nas duas unidades médicas, em especial na forma como foi atendido pelos profissionais. “Atendimento excelente, um profissionalismo ímpar. Cada profissional desempenhando seu papel com competência, amor e respeito”, ressaltou.

Genivaldo foi o primeiro paciente cardíaco recebido pelo Bate Coração em uma Unidade de Pronto Atendimento. Em apenas 22 dias de funcionamento, o programa, presente em 28 unidades de saúde do estado, incluindo UPAs e hospitais regionais, já salvou a vida de seis pessoas. Apesar de pouco tempo de instituído, tem despertado o interesse de profissionais de saúde de outros estados.

Confira mais AQUI.

Por: Agência Alagoas

Nenhum comentário: