Moradora de Rio Claro (SP) morreu 10 após sofrer queimaduras ao fritar ovo/Reprodução Tv Globo
Quando se fala em incêndio, a ação mais natural é usar água para combater as chamas. A combinação, porém, não é a fórmula ideal para todos as situações.
No caso de chamas provocadas por óleo quente, o uso da água vai gerar um resultado totalmente diferente do desejado e provocar explosões que podem causar ou agravar o fogo, gerando acidentes com queimaduras.
A pedido do g1, o tenente do Corpo de Bombeiros Rafael Mendonça Maia deu orientações sobre o que fazer em caso de queimaduras com óleo e como evitar acidentes na cozinha.
Na segunda-feira (26), Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, morreu após ficar 10 dias internada em consequência de graves queimaduras provocadas por óleo quente quando foi fazer um ovo frito, em Rio Claro (SP).
Ela não percebeu que havia água no copo onde colocou o ovo e, no contato com o óleo, uma explosão provocou chamas em suas roupas e ferimentos no rosto e na parte superior do corpo. Segundo o tenente, a explosão ocorreu porque água e óleo são incompatíveis e não se misturam.
“A temperatura ideal para fritura é de 180ºC a 200ºC, acima da temperatura de ebulição da água, que é de 100ºC. Então se a água cai nesse óleo, ela vai evaporar rapidamente e como vapor ela se expande, jogando esse óleo quente para fora da panela porque ela não se mistura", explicou.
Veja mais detalhes AQUI.
Por: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário