DIPIRONA CONTRA DENGUE? VEJA QUAIS REMÉDIOS AJUDAM A ALIVIAR SINTOMAS; E POR QUE É ERRADO [OU PERIGOSO] CHAMAR DENGUE GRAVE DE HEMORRÁGICA? (SAIBA TUDO/GN - SAÚDE)

Medicamentos são indicados para tratar os sintomas da dengue, pois não interferem na coagulação sanguínea/Foto: Pexels



Dipirona e paracetamol: os nomes desses remédios são conhecidos pela maioria dos brasileiros. São drogas de baixo custo amplamente utilizadas para o alívio da dor e a redução da febre há bastante tempo. Mas o que pode ser surpresa para alguns é que esses medicamentos são um dos poucos indicados para o tratamento dos sintomas da dengue já que NÃO interferem na coagulação do nosso sangue.



Sangramentos (hemorragias) podem ser uma consequência dos casos graves de dengue e alguns medicamentes DEVEM ser evitados.

Mas antes de entender mais sobre a dipirona e o paracetamol, é preciso deixar claro que nenhum medicamento disponível no mercado combate os vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Essas drogas apenas amenizam os seus sintomas, que geralmente são os seguintes:
  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náusea e vômito
Além disso, especialistas ouvidos pelo g1 destacam que a automedicação pode mascarar sintomas graves e atrasar o tratamento adequado da doença, especialmente em crianças ou pessoas com problemas de coagulação (uma resposta natural do corpo para interromper sangramentos em vasos sanguíneos), como diabéticos e idosos.

Por isso, como alerta o Ministério da Saúde, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.

Por que dipirona e paracetamol?

Mas voltando ao tema: por que a dipirona e paracetamol são indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue?

A explicação é que ao contrário de medicamentos como nimesulida e ibuprofeno, que têm propriedades anti-inflamatórias (diminuem inflamações) e podem alterar a coagulação, a dipirona e o paracetamol atuam especificamente na regulação da temperatura e na redução da sensação de dor, sintomas comuns associados à infecção pela dengue.

"A dengue é uma doença viral que pode gerar quadros hemorrágicos porque o vírus pode destruir as plaquetas e causar lesões em vasos sanguíneos. Portanto o ibuprofeno e a nimesulida são contraindicados para o tratamento da dengue, por aumentar o risco de hemorragias", diz Marcelo Polacow, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).

Veja mais AQUI.

VEJA TAMBÉM: 


Por: G1

 

Nenhum comentário: