O fenômeno foi registrado em diversas partes do Nordeste na noite dessa sexta-feira (22)/Foto: Verinha Avelino (Imagem em Canindé de São Francisco/SE)
Moradores de Maceió e cidades do interior do estado de Alagoas registraram a passagem de luzes misteriosas no céu, na noite desta sexta-feira (22). A passagem das "bolas de fogo" também foi registrada em outros estados do Nordeste. As imagens na verdade foram da reentrada de lixo espacial.
O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, informou de que as "bolas de fogo" sejam lixo espacial de um foguete chinês.
"As análises preliminares apontam para a reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China", informou a Rede.
No bairro do Barro Duro, em Maceió, o registro feito por um morador, mostra um ponto luminoso, seguido por um rastro de luz cortando o céu em velocidade moderada.
Na localidade conhecida como Vila Brejal, os moradores olhavam incrédulos para o céu enquanto registravam a passagem do rastro de luz e gritavam por outras pessoas para que olhassem também para o céu.
"Isso aí é o Papai Noel!", brinca um dos moradores.
Em outra localidade da capital, uma mulher fica bastante assustada com a passagem da "bola de fogo" e chega a pedir que uma criança saia do local, achando que vai cair. Outra grita: "Jesus está voltando. É meteoro".
"Que lindo!", diz moradora admirada.
As luzes também foram vistas por moradores da cidade de Traipu, interior do estado. O homem que filme diz que as luzes parecem estar em altitude baixa e fica se perguntando sobre o que se trata.
"Tá passando baixinho, olha", relata morador.
Em Alagoas, há relatos de moradores de Maceió, Feira Grande, Satuba, São Luís do Quitunde, Senador Rui Palmeira, dentre outros municípios.
BAHIA - No dia 22/12 por volta de 22h34 luzes brilhantes de fogo foram vistas cruzando os céus da Bahia.
O fenômeno foi capturado por várias câmeras de pessoas em todo o estado.
Nas redes sociais dezenas de vídeos e fotografias da espetacular reentrada viralizaram, uma vez que o fenômeno durou tempo suficiente para se fazer belas imagens.
Reentradas desse tipo estão se tornado cada vez mais comuns, uma vez que a quantidade de lançamentos orbitais tem aumentado substancialmente nos últimos anos, o que causa certa preocupação pois existe a possibilidade real dos restos mais resistentes dos artefatos resistirem a reentrada e chegarem ao solo.
SERGIPE - Um clarão no céu chamou a atenção de moradores de Sergipe na noite dessa sexta-feira (22). O professor e coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), Augusto Almeida, apontou que o fenômeno, visto em diversas partes do Nordeste, foi originado por lixo espacial. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) informou que as análises preliminares apontam para a queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018.
O fenômeno foi visto em cidades como Aracaju, Canhoba, Canindé de São Francisco, Itabaiana Gararu, Lagarto e Porto da Folha, Riachão do Dantas, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Umbaúba. Meteoro, avião e fogo foram alguns dos palpites de quem viu o clarão.
“O que observemos foi uma entrada de detritos de lixo espacial, geralmente restos de partes de foguetes que lançaram satélites ou partes de módulos de estações espaciais, satélites militares ou de comunicado desativados”, explicou Augusto Almeida.
PERNAMBUCO - Uma bela "reentrada de lixo espacial" foi vista no céu de várias cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco na sexta feira (22), por volta das 22h30. Moradores de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste e Carnaíba no Sertão, publicaram diversos vídeos nas redes sociais.
Os vídeos repercutiram com as supostas explicações para o fenômeno. Em uma das imagens um morador diz que seriam extras terrestres que estariam invadindo a terra.
"Isso são os ETs, meu Deus do céu! Vige! vamos morrer agora. Pode abraçar quem você gosta. Caraca, pessoal. Pode ir atrás dessas pedrinhas que valem dinheiro", disse o morador.
Em outro vídeo, moradores associaram o fenômeno a um possível fim do mundo. Mas, será que realmente é isso, o que pode ter ocasionado o fato?
Veja os vídeos:
Por: G1, Gazeta Web e Site Brilhante Notícias (Bahia)
Vídeos: Blog do EA (You Tube)
Nenhum comentário:
Postar um comentário