EXISTE VIDA APÓS A MORTE? SAIBA O QUE DIZ A CIÊNCIA E VEJA RELATOS (GN - COMPORTAMENTO)

Resultados de pesquisas apontam que consciência pode ir além da morte do cérebro, explica professor de psiquiatria. Experiências de quase-morte (EQMs), experiências mediúnicas, memórias de vidas passadas e aparições são estudadas por cientistas; entenda/Foto: Unsplash



A vida após a morte é relatada de diversas formas, por diferentes culturas, religiões e linhas de pensamento. Mas, para além de crenças, fenômenos ligados à permanência do "eu" mesmo após o fim da atividade cerebral são investigados a fundo pela ciência há, pelo menos, 150 anos.



Os resultados dessas pesquisas, apesar de sugestivos, apontam que, sim, a consciência vai além da morte do cérebro. É o que explica o professor de psiquiatria Alexander Moreira-Almeida, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), um dos autores do livro "Ciência da Vida Após a Morte", que revisa pesquisas feitas por cientistas de todo o mundo sobre evidências de uma das questões mais desafiadoras e difundidas ao longo dos tempos.

Segundo ele, há quatro tipos de evidências, ou fenômenos, estudados pelos cientistas:

Experiências de quase-morte (EQMs);
Experiências mediúnicas;
Memórias de vidas passadas;
Aparições.

Alexander explica que, para cada evidência, há casos que foram analisados e publicados em revistas científicas, no intuito de tentar entender o porquê de elas acontecerem.

"Não quer dizer que você vai aceitar qualquer coisa, mas a gente tem que ter a mente aberta para poder estudar os fenômenos e ver as evidências. O que nós estamos fazendo é convidar as pessoas a conhecerem as evidências para formarem a sua própria opinião. Uma opinião bem embasada e sem preconceitos, nem a favor, nem contra", diz o professor.

Veja mais da matéria AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: