Reprodução
A arritmia cardíaca é um distúrbio no ritmo cardíaco. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), a doença afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e é a causa por trás de mais de 320 mil mortes súbitas no ano no país.
Um coração saudável apresenta entre 50 a 100 batimentos por minuto a depender de fatores como sexo, idade e prática desportiva. No entanto, os estímulos elétricos que dão origem ao batimento podem ter várias alterações de ritmo devido a anormalidades e estas são as origens da arritmia.
A percepção dos batimentos cardíacos, chamado de palpitação, é muito individualizada. Dessa forma, nem sempre a arritmia apresenta sintomas. Na verdade, muitas pessoas apresentam algumas alterações no ritmo cardíaco durante o dia, mas não percebe.
A médica cardiologista destaca, no entanto, que há alguns casos sintomáticos que podemos dar atenção. Os sinais mais comuns são palpitações, sensação cardíaca tipo “falha”, desmaio, tontura, falta de ar, mal-estar e fadiga. “Casos mais graves podem apresentar confusão mental, pressão baixa e parada cardiorrespiratória”, explica Fátima.
Veja mais AQUI.
Ubatã Notícias e Metropoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário