POR QUE VOCÊ PROVAVELMENTE ESTÁ COMENDO PLÁSTICO (GN - MEIO AMBIENTE)

O microplástico já se infiltrou em todas as partes do planeta. Eles se espalharam totalmente pelo solo e podem até acabar nos alimentos que ingerimos/Foto: Alamy



A poluição causada pelo plástico é uma das consequências do nosso modo de vida moderno – mas, agora, ela já está afetando as frutas, legumes e verduras que fazem parte da nossa alimentação. O microplástico já se infiltrou em todas as partes do planeta.



Ele já foi encontrado no gelo marítimo da Antártida, nos intestinos de animais marinhos que habitam as fossas mais profundas dos oceanos e na água potável em todo o mundo.

A poluição causada pelo plástico também foi encontrada em praias de ilhas remotas e desabitadas e aparece em amostras de água do mar de todo o planeta.

Um estudo estimou que existem cerca de 24,4 trilhões de fragmentos de microplástico nas camadas superiores de água dos oceanos da Terra.

Mas eles não são onipresentes apenas na água. Eles se espalharam totalmente pelo solo e podem até acabar nos alimentos que ingerimos. Ou seja, a cada garfada das nossas refeições, podemos estar inadvertidamente consumindo minúsculos fragmentos de plástico.

Em 2022, uma análise do Environmental Working Group – uma organização ambiental sem fins lucrativos – concluiu que o lodo de esgoto contaminou cerca de 81 mil km² de terras agrícolas nos Estados Unidos com substâncias per e polifluoroalquila (PFAS), também conhecidas como "poluentes orgânicos persistentes".

Estes poluentes são frequentemente encontrados em produtos plásticos e não se decompõem sob condições ambientais normais.

Veja mais AQUI.

Por: BBC e G1

 

Nenhum comentário: