CARNAVAL 2023 FOI O MAIS SEGURO DE TODA SÉRIE HISTÓRICA EM ALAGOAS (GN - ALAGOAS)

Apresentação do balanço da Segurança Pública durante o Carnaval/Foto: Felipe Brasil


Com uma redução de mais de 70% no número de homicídio de toda a série histórica desde o ano de 2012, Alagoas registrou um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. O balanço, considerado extremamente positivo pelo governador Paulo Dantas, foi divulgado nesta quarta-feira (22) durante coletiva no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, que contou com a presença de toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP).



“Nós tivemos uma redução de mais de 73% em número de homicídios de 2011 para 2023. Tivemos, naquele ano, 53 homicídios e esse ano apenas 14. Comparando com o ano de 2022 tivemos uma redução de 30%. Um resultado extraordinário e o nosso trabalho é salvar vidas", afirmou o governador, destacando a atuação de mais de sete mil integrantes das forças de segurança pública do Estado de Alagoas - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica -  trabalhando diuturnamente durante todo o carnaval para garantir a segurança necessária para os alagoanos, turistas e visitantes.

“Pois um dos nossos principais setores é o turismo e para nós termos sucesso, além de boa infraestrutura, saúde e educação, nós temos que ter paz social e foi isso que nós promovemos agora no carnaval. Nós vamos continuar trabalhando duro, integrado, levando políticas públicas como o Cisp, investindo em tecnologia e inovação. Valorizando o servidor, conversando com a sociedade e falando a verdade. Esse é o nosso papel”, completou Paulo.

Em relação ao número de roubo a transportes coletivos durante o período carnavalesco a SSP não registrou nenhuma ocorrência. Não houve também registro de feminicídio. Ao se tratar de apreensão de drogas, num comparativo ao ano passado, houve um aumento de 20,28% durante o carnaval.

O maior número de policiais nas ruas fez os roubos a transeuntes diminuírem. Esse ano foram registrados 32, já no ano passado foram 67. Ocorrências de roubo de motos também foram reduzidas de 13 em 2022 para apenas oito no carnaval deste ano.

Durante o carnaval, a SSP também cumpriu mandados prisao contra homicidas, desarticulando organizações criminosas e promovendo a paz social em Alagoas.

De acordo com o secretário de Segurança de Alagoas, Flávio Saraiva, esses números demonstram a capacidade de investimento do Estado em segurança pública. “Estamos presentes em todos os eventos que têm a necessidade da intervenção e integração da segurança pública”.
 
Maceió

Na capital, a redução também foi destacada. Em 2011, foram 15 mortes registradas, este ano o período teve apenas duas. Outro dado importante em Maceió foi a redução de roubos de transeuntes durante o período carnavalesco. Esse ano foram registradas 27 ocorrências, já no ano passado foram 42.

Corpo de Bombeiros

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), coronel Jacques Wolbeck, informou que também houve queda no número de afogamentos, saindo de oito em 2022, para três em 2023, uma redução de 62%.

“Nesse ano, não tivemos registros de mortes por afogamento. Temos um balneário extenso e o grande desafio foi a gente se dividir e dobrar a capacidade de salvamentos, e nós também fomos para os ribeirinhos e atuamos também no sertão do estado devido às barragens que são utilizadas para festas. Colocamos nosso efetivo e foi positivo para nós o resultado. Atuamos fortemente na prevenção, o tempo todo o guarda- vida abordando as pessoas para que não fossem para áreas perigosas”.  

Estiveram presentes na coletiva, o secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Amorim, o Delegado-geral da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier, o Perito-geral da Polícia Científica, Manoel Melo, o comandante do CPC, Coronel Pedro Moura, o Comandante do CPAI-II, Coronel Thúlio Emery e o Coordenador da Oplit, Antônio de Pádua. 

Agência Alagoas

Nenhum comentário: