EVENTO CULTURAL ENTRE MESTRES E QUILOMBOS VAI ACONTECER EM ÁGUA BRANCA NO DIA 11 DE DEZEMBRO, NÃO PERCAM! (GN - CIDADES)

Divulgação


Água Branca é uma cidade rica em cultura e que detém 06 comunidades quilombolas reconhecidas pelos órgãos federais de cultura, além de diversos mestres de cultura popular que fazem acontecer a magia do folclore no município. Essa riqueza etnia e cultural será celebrada em um evento diferenciando que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2021, no povoado quilombola Serra das Viúvas: A Festa dos Mestres e Quilombos de Água Branca. 


Segundo o produtor cultural, Amosiel Feitosa, a temática negra deve ser sempre celebrada por todos, já que a cidade guarda no sertão, o maior número de quilombos da região. Esse evento será para celebrar a história e memória das comunidades, celebrar a consciente negra que a todos os instantes são atacadas por questões de descriminação. O produtor ainda diz que o evento será mais restrito devido as questões de pandemia. Na oportunidade serão lembrados os negros e os mestres de cultura popular que tanto contribuíram para a construção social do município. 

O evento é uma celebração da vida e da história dos mestres e conta com o apoio de diversos parceiros locais e regionais. É patrocinado pela Lei Aldir Blanc PRÊMIO DINHO OLIVEIRA DE PRODUÇÃO CULTURAL.

Acontecerá no dia 11 de dezembro de 2021, a partir das 14 às 18h, todos que amam a cultura negra estão convidados para  festa da consciência negra entre mestres e quilombos de Água Branca. 

PROGRAMAÇÃO:

LOCAL: QUILOMBO DA SERRA DAS VIÚVAS-ÁGUA BRANCA/AL 

14h- Credenciamento das comunidades e participantes;

14:30h- Distribuição das blusas e registro dos quilombolas; 

15h- Abertura com as presidentes das associações quilombolas do município de Água Branca e autoridades; 

15:30h- Apresentação cultura do Coco de Roda da AMAQUI

16h- Palestra com Doutoranda quilombola Maria Helena Menezes (UFAL) “História e memória dos quilombos”

16:30h- Premiação e homenagem para as mulheres lideranças dos quilombos 

17h- Premiação para as mulheres mais antigas da comunidade 

17:30h- Concurso e desfile de turbantes de mulheres negras 

18h- Sorteios e brindes e presentes para os quilombolas e lanche

18:30h- Considerações finais encerramento cultural 

Assessoria

Nenhum comentário: