OTIMISMO PODE AUMENTAR A EXPECTATIVA DE VIDA (GN - COMPORTAMENTO)

Imagem: Nati Shohat/Flash90


Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) dizem que permanecer otimista e olhar positivamente para a existência pode ter um efeito sobre a expectativa de vida em um novo estudo que está sendo feito a longo prazo.


O estudo, que foi conduzido pelo professor Jeremy Jacobs e pelo Dr. Yoram Maaravi, acompanhou cerca de 1.200 idosos residentes em Jerusalém, nascidos em 1920 e 1921. Os pesquisadores analisaram sua saúde, habilidades físicas e bem-estar econômico, suas habilidades sociais, seu nível de ansiedade, sua integridade e seu otimismo por mais de 30 anos.

O otimismo foi medido por meio de perguntas sobre as experiências positivas dos participantes e suas expectativas para o futuro, observou o estudo.

“Nossas descobertas indicam que o otimismo tem um impacto na sobrevivência, enquanto outros estudos mostraram que melhora as funções relacionadas à saúde – como o sistema imunológico – o que reduz os fatores de risco para hipertensão. Ou um problema cardíaco e talvez até câncer”, disse Maaravi.

Os pesquisadores afirmam que estudaram os prontuários e, posteriormente, as certidões de óbito dos participantes, e se concentraram em parâmetros como gênero, situação econômica, estado civil e parental, nível de escolaridade e atividades físicas e sociais.

Eles também tiveram entrevistas individuais com os participantes ao longo dos anos.

Usando dados coletados desde a década de 1990, os pesquisadores indicaram que encontraram uma ligação direta entre uma atitude positiva em relação à existência e uma vida mais longa.

Eles explicaram que os participantes, com idades entre 85 e 90 anos, com uma pontuação de otimismo alto tiveram uma melhor taxa de sobrevivência – até 20% – em comparação com aqueles que eram mais pessimistas. Na categoria de 90 e mais anos, esse percentual sobe para 25%.

“Não devemos ver o otimismo como uma característica com a qual nascemos, mas uma característica que podemos desenvolver”, comenta Maaravi, acrescentando: “É importante pensar em maneiras de melhorar o otimismo porque está mais claro do que nunca que pode ajudar as pessoas em todas as fases da vida ”.

Fonte: https://www.israelnationalnews.com

Nenhum comentário: