GOIÁS - ADOLESCENTE QUE PLANEJAVA MASSACRE TINHA ACESSO A ARMAS EM CASA (GN - BRASIL)

Foi apurado que jovem de 16 anos é filho de militar do Exército; à polícia, disse que gosta mais de brancos e responderá por racismo/PC - GO


Goiânia – O adolescente de 16 anos que planejava um massacre numa escola de Goiânia, segundo a Polícia Civil de Goiás, tinha acesso a armas em casa. A delegada responsável pelo caso, Marcella Orçai, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), conta que a investigação teve acesso a conversas mantidas por ele, nas quais ele chega a dizer que sabe manusear armas de fogo.


O adolescente, conforme apurado pelo Metrópoles, é filho de um militar do Exército e foi apreendido em casa, na Vila Militar localizada no Jardim Guanabara, bairro da região norte de Goiânia. A operação foi na manhã desta quinta-feira (27/5).

As armas, possivelmente, pertenceriam ao pai, que não estava em casa, quando a equipe da Polícia Civil esteve no local para cumprir o mandado de busca e apreensão. “Estamos falando de um menor que tem acesso a material bélico em casa”, reforça a delegada.

O caso foi descoberto com auxílio da Homeland Security Investigations da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, através do Laboratório de Operações Cibernéticas.

Mensagens de ódio

Com o adolescente, foram apreendidos celulares, desenhos e objetos que fazem alusão à doutrina nazista e com teor racista. Na hora, segundo a polícia, tinham outras pessoas da família na residência, que se demonstraram surpresas, mas que disseram à polícia que o menor já havia tido problemas anteriores ocasionados por mensagens de ódio.

“Ele não teve medo de confessar que é racista e que admira a doutrina nazista”, afirma a delegada. Ao ser interrogado, o adolescente disse a seguinte frase: “Gosto mais de branco, porque branco é mais confiável”.

A investigação não consegue precisar, ainda, qual escola seria alvo do adolescente, tampouco quando o ataque ocorreria. O material recolhido, segundo a delegada, é farto e será periciado.

O jovem mantinha conversas por meio de chats e aplicativos com adolescentes de outros locais do país, nas quais foi mencionada a intenção de praticar o massacre contra uma escola da capital goiana. Aos policiais, ele disse que era apenas uma brincadeira.

O caso, no entanto, alarmou a atenção policial, em razão do fácil acesso que o adolescente tem a armas de fogo. Entre o material coletado, encontrou-se, além de suásticas (símbolo nazista), mensagens de cunho violento, racistas, xenofóbicas e conteúdos que veneram os massacres que já ocorreram em escolas do Brasil, como o ocorrido em Realengo, no Rio de Janeiro, e em Suzano (SP).

“School shooters”

Segundo a delegada, os adolescentes, que fazem parte do que ela define como uma rede de contatos que se conecta por meio de grupos e perfis nas mídias sociais, se definem como “schools shooters” (atiradores de escola).

O jovem apreendido em Goiânia mantinha diálogo com um adolescente específico, que mora em outro estado. Em um dos diálogos, segundo Orçai, eles falam sobre o avanço do plano para cometer o massacre e confirmam, um ao outro, que já estavam em fase de preparação.

“São vários grupos e perfis criados por eles nas redes sociais, em aplicativos, por meio dos quais eles conversam”, descreve a delegada. A investigação segue no sentido de identificar mais pessoas pertencentes a essa rede de contatos. “Pode, inclusive, ter adultos envolvidos”, adianta a delegada.

O menor foi levado para a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), em Goiânia, onde passou pelos procedimentos de apreensão de menor. A princípio, ele está sendo responsabilizado pelo ato infracional de racismo, que foi o que ele confessou.

O delegado da unidade vai avaliar a necessidade de mantê-lo ou não apreendido. Da mesma forma, deve ser avaliada a pertinência de um acompanhamento profissional. Pela natureza do crime, ele deve ser liberado para a família.

Metropoles

 

Nenhum comentário: