REPÓRTER DA GLOBO FAZ ALERTA SOBRE FISCALIZAÇÃO NO LITORAL NORTE DE ALAGOAS (VEJA VIDEO/GN - AL)

Em vídeo, André Trigueiro chama a atenção de órgãos ambientais para que haja a preservação da praia de São Miguel dos Milagres/Redes Sociais


O repórter da Globo, André Trigueiro, fez uma denúncia em vídeo - publicado em seu Instagram - sobre os riscos ambientais que, aos poucos, tomam conta do município de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas. André chama a atenção de órgãos públicos e ambientais para que a região não seja acometida pela 'maldição' que vem tomando conta de outros destinos frequentados por turistas.


No vídeo publicado nessa sexta (17), o repórter aparece na praia de São Miguel dos Milagres e relata alguns problemas percebidos por ele no que diz respeito à preservação do local, depois de completar uma semana de férias na região.

As questões abordadas por André são chamadas por ele de "problemas de crescimento" e explica que, com a chegada de cada vez mais turistas à São Miguel dos Milagres, a região sofre com consequências diversas. 

A primeira problemática a ser abordada por ele é a falta do respeito ao limite de pessoas que têm acesso diário às piscinas naturais formadas pela rede de corais quando a maré está baixa. O repórter afirma que os próprios jangadeiros que trabalham com o transporte de turistas admitem que a restrição de até 200 pessoas é ignorada. 

"A bola está com a prefeitura local que tem que fiscalizar com o apoio do ICMBio", expôs André Trigueiro, que acrescenta que a barreira de corais de São Miguel dos Milagres é a segunda maior do mundo e, por isso, precisa ser preservada. 

Outro ponto atenuado pelo repórter é a venda de lotes de áreas com vegetação de restinga para a construção de hotéis e resorts de luxo que, segundo ele, acontece de maneira veloz. Além disso, o profissional destaca que a 'privatização' das praias ameaça a resiliência do turismo da região.

Por fim, o repórter faz um apelo ao Ministério do Meio Ambiente para que o ICMBio de Brasília aprove o plano de manejo da APA Costa dos Corais que deve melhorar  a qualidade da proteção oferecida ao peixe-boi, espécie ameaçada de extinção que recebe cuidados e monitoramento na região.

Veja mais e o vídeo AQUI.

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: