Sistema fará com que as pessoas que sofrem de epilepsia saibam o que está por vir e tomem antes seus medicamentos.
Pesquisadores da Universidade da Louisiana, em Lafayette, EUA, desenvolveram um sistema de inteligência artificial que pode prever ataque epilético até uma hora antes de ocorrer.
O sistema fará com que as pessoas que sofrem de epilepsia saibam o que está por vir e tomem antes seus medicamentos – ou alertem um amigo, parente ou profissional médico.
O sistema já foi testado e apresentou taxa de precisão de 99,6%, com base nos resultados do eletroencefalograma, ou EEG, que monitorava sinais cerebrais de 22 pacientes no Hospital Infantil de Boston.
A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida na UL Lafayette conta com testes EEG e modelagem preditiva simultaneamente, para uma detecção mais precoce e precisa.
Bayoumi disse que o próximo passo é desenvolver uma maneira de levar o sistema às pessoas com epilepsia.
Os pesquisadores da UL Lafayette estão desenvolvendo um chip de computador personalizado que pode ser colocado dentro de um smartphone, ou dispositivo semelhante a um relógio de pulso e sincronizado com sensores incorporados, semelhantes a uma touca de nadador.
O chip prevê as crises epilépticas sem fio, monitorando as crises cerebrais.
“Trazer essa tecnologia de um ambiente médico para a vida cotidiana melhoraria muito a qualidade de vida das pessoas com epilepsia. Haverá um benefício médico para eles e também um benefício psicológico significativo ”, explicou.
Com informações da Universidade Louisiana Lafayette e GNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário