A melhor opção varia de acordo com as preferências da família e com o perfil do estudante. Imagem: Reprodução
Aulas tradicionais, geralmente, só contribuem para um maior desinteresse e desestímulo dos alunos. É nesse cenário que surgem os novos métodos de ensino, voltados para uma geração em constante mudança. Entretanto, nesse momento, surge a dúvida: como escolher a melhor escola para o meu filho? Não existe fórmula mágica. A melhor opção varia de acordo com as preferências da família e com o perfil do estudante.
Ao matricular os filhos em uma nova escola, é preciso conhecer como os métodos adotados pela instituição são aplicados na prática e, ao longo do ano letivo, entender os objetivos das atividades propostas para apoiar a formação do aluno. Vale lembrar também que nem sempre é fácil entender as diferenças. O importante é analisar se as características do modelo adotado estão se adequando à personalidade da criança. Conheça algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil:
Escola Tradicional
O professor é o sujeito ativo no processo de ensino- e aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Escola Construtivista
O aluno é o sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem e o professor atua como um agente facilitador que orienta o estudante a buscar e gerar seus próprios conhecimentos.
Escola Sociointeracionista
Linha que considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.
Escola Montessorina
Normalmente aplicada nos ensinos Infantil e Fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer a cada dia.
Escola Waldorf
Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor de classe que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo.
Bolsas de estudo
O Educa Mais Brasil, programa de inclusão Educacional que atua em todo território nacional e já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes, tem como parceiras escolas que atuam com diversos modelos pedagógicos. Através do programa, muitas famílias estão tendo a oportunidade de oferecer ao filho uma educação de qualidade e diferenciada, contando com descontos nas mensalidades. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira. Você pode conseguir descontos de até 50% para Educação Básica.
(Bárbara Maria/Agência Educa Mais Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário