PETRÓLEO EXTRA-PESADO É O PIOR ENTRE TODOS OS QUE PODERIAM CAIR NO MAR DO NORDESTE, SEGUNDO ESPECIALISTAS; ENTENDA O DNA DO ÓLEO (GN - NORDESTE)

Pesquisadores explicam por que o petróleo não pode ser visto por imagens de satélite, como ele se comporta em contato com a água do mar e como é possível determinar seu país de origem/Foto: Divulgação/Marinha.


A origem das manchas de óleo que atingem os nove estados do Nordeste continua um mistério, mas pesquisadores estão estudando e analisando o material encontrado nas praias. Exames laboratoriais mostram que a substância é petróleo cru de nacionalidade venezuelana, mas ainda não há informações sobre como ela veio parar na costa brasileira.


Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a origem do vazamento pode estar em um ponto a 700 km do litoral de Alagoas e Sergipe. As hipóteses mais prováveis estão relacionadas a vazamentos provocados ou acidentais em embarcações que navegam por águas internacionais.

O G1 conversou com geólogos, engenheiros e químicos para entender como são feitas as análises de petróleo cru e quais as principais características dessa substância. Para eles, o óleo que atinge o Nordeste, do tipo extra-pesado, é o mais prejudicial ao meio ambiente.

Veja mais AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: