'DEVERIA CONTRATAR O PREFEITO DO RIO PARA PROMOVER MEU PRÓXIMO LIVRO', DIZ AUTOR DE HQ CENSURADA (GN - RJ)


 À BBC News Brasil, o ilustrador britânico Jim Cheung, um dos autores do livro 'Vingadores, a Cruzada das Crianças', diz que ficou emocionado com a reação dos brasileiros em defesa dos direitos LGBT e da liberdade de expressão/Instagram/Jim Cheung (Reprodução).


O ilustrador britânico  foi surpreendido várias vezes nos últimos quatro dias.


Primeiro com a notícia de que um livro seu publicado em 2010 - "Vingadores: a Cruzada das Crianças" - havia sido censurado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, por conter um beijo entre dois personagens masculinos.

Depois, pela forte reação da imprensa e de milhares de brasileiros em protesto contra a medida. E, por fim, pelo forte aumento nas vendas da publicação.

"Eu deveria contratar o prefeito do Rio de Janeiro para promover meu próximo livro", ironizou ele ao responder, no Instagram, a um comentário de uma seguidora sobre o fato de todos os exemplares terem se esgotado na Bienal do Rio de Janeiro pouco após Crivella anunciar que fiscais confiscariam a publicação de Cheung.

O desenhista de 47 anos mora no Reino Unido e assina "Vingadores: a Cruzada das Crianças" em conjunto com o roteirista americano Allan Heinberg.

À BBC News Brasil, Cheung disse que ficou emocionado ao ver os brasileiros defendendo os direitos da comunidade LGBTQ e a liberdade de expressão. "É maravilhoso ver o povo brasileiro se posicionando e manifestando apoio à comunidade LGBTQ", disse.

Ele destacou, porém, que o episódio revela que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que haja verdadeira "igualdade".

"O fato de essa história ter alcançado manchetes demonstra as várias faces da sociedade moderna. Mostra que as comunidades estão aceitando suas diferenças e diversidade, mas também revela a dificuldade que ainda enfrentamos na busca por igualdade a todos", destacou à BBC News Brasil, por e-mail.

"Eu aplaudo o povo brasileiro por se unir nesse protesto."

Jim Cheung tem dezenas de livros em quadrinho no currículo e é reconhecido internacionalmente, principalmente por ilustrar séries da editora Marvel Comics, como Novos Vingadores, Illuminati, Jovens Vingadores e Vingadores.

Já Allen Heinberg, que também assina "Vingadores: a Cruzada das Crianças", foi produtor do bem-sucedido filme "Mulher Maravilha" (2017), que arrecadou US$ 821,8 milhões em bilheteria no mundo todo e é protagonizado pela israelense Gal Gadot.

Ele produziu ainda os seriados "Grey's Anatomy" (2005), um dos dramas mais populares da televisão americana, e "Sex and the City" (1998), seriado da HBO estrelado por Sarah Jessica Parker.

Veja mais AQUI.

Por: G1 com BBC Brasil

Nenhum comentário: