USO PROLONGADO DE CHUPETA EM BEBÊS PODE ATÉ ESTIMULAR VÍCIOS (GN - SAÚDE)

As chupetas ainda são consideradas potenciais reservatórios de infecção, podendo afetar o sistema imunológico da criança/Internet.


A chupeta causa polêmicas na criação das crianças e, para muitos, ainda é motivo de dúvidas. De um lado, pais desejam acalmar seus filhos na correria do dia a dia e, de outro, pediatras e dentistas enfatizam a lista de malefícios do bico de plástico. Entre eles, até a compulsão alimentar e vício em cigarro na fase adulta.


Para acirrar ainda mais a discussão, a AAP (Academia Americana de Pediatria) indica, a partir do 1o mês de vida, a chupeta na hora de dormir, baseada em pesquisas que mostram que o seu uso seria capaz de reduzir em até 90% o número de mortes súbitas --quando um bebê saudável morre repentinamente, sem muita explicação.

Mesmo com a recomendação, a AAP informa também sobre o risco dos efeitos colaterais sobre a amamentação e a dentição e que o uso deve ser iniciado após a mamada estar bem estabelecida. Já SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomendam a chupeta.

"A decisão final é sempre dos pais e a nossa intenção não é julgar, mas é papel do pediatra informar que a chupeta é o principal responsável pelo desmame precoce em crianças abaixo de seis meses, além de alertar sobre os inúmeros prejuízos causados pelo seu uso prolongado a curto, médio e longo prazo", diz o pediatra Moises Chencinski, do Departamento de Aleitamento Materno da SBP.

Outros prejuízos, além de prejudicar a amamentação

Um estudo publicado em 2009 pelo periódico científico BMC Pediatrics afirma que a chupeta atrapalha a imitação dos sons e pode provocar trocas articulatórias na linguagem. De acordo com a SBP, ainda há uma ocorrência 33% maior de otite média nas crianças menores de 18 meses que utilizam chupeta.

As chupetas ainda são consideradas potenciais reservatórios de infecção, podendo afetar o sistema imunológico da criança. Seu uso está associado com maior incidência da doença diarreica, aftas e candidíase oral. Além disso, o uso prolongado da chupeta, principalmente após os dois anos de idade, provoca modificações esqueléticas, causando problemas como mordida cruzada e mordida aberta.

Veja mais AQUI.

UOL

Nenhum comentário: