SECA ARRASA AGRICULTURA E DEIXA 500 MIL SERTANEJOS SEM ÁGUA EM ALAGOAS (GN - AL)

DEFESA CIVIL E EXÉRCITO MOBILIZAM 260 CAMINHÕES-PIPA PARA 30 MUNICÍPIOS/Gazeta de Alagoas


As chuvas esperadas desde abril em mais de 30 municípios do Alto Sertão não caíram. Mais de 500 mil sertanejos prepararam a terra, mas ainda não conseguiram plantar e enfrentam dificuldade para conseguir água potável para as necessidades básicas. 


O coordenador substituto do Programa Água é Vida da Coordenação Estadual de Defesa Civil, tenente Douglas José, confirmou que o governo de Alagoas mantém 110 caminhões-pipa na região. “A zona rural do Alto Sertão enfrenta problemas desde janeiro por conta da estiagem”, revelou.

No início do ano, o Estado inteiro registrou as “chuvas de trovoadas de janeiro”. Porém, não foram suficientes para encher os açudes, barreiros e barragens da região. Recentemente, parte do Sertão registrou “chuvadas” (densidade precipitada de forma rápida) insuficiente para mudar o cenário da seca que se arrasta há quase dois anos.

Só a operação da Defesa Civil garante o abastecimento de 300 mil pessoas com 110 carros-pipa. O Exército trabalha com cerca de 150 caminhões e atende mais de 200 mil pessoas da zona rural. Os 260 caminhões-pipa são obrigados a atender à instrução normativa do Ministério da Saúde que garante o fornecimento público de 20 litros de água tratada por pessoa. O abastecimento é diário e monitorado por fiscais federais e estaduais, que monitoram inclusive a qualidade da água fornecida nas comunidades.

Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário: