DENTISTA FAZ RECEITA ILUSTRADA PARA PACIENTE ANALFABETA QUE TOMAVA REMÉDIOS DE FORMA ERRADA NA BAHIA (GN - BAHIA)

Foto: Reprodução/Instagram


A foto de uma receita médica ilustrada viralizou na internet após ser postada por um dentista da Bahia, que relatou ter feito o desenho para ajudar uma paciente analfabeta, que mora em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, que estava tomando remédios de forma errada.Ricardo Cayres, de 29 anos, que há dois e meio atua como cirurgião-dentista, diz que a paciente, chamada de Dona Cris, de 60 anos, sofre de hipertensão e procurou o consultório dele por duas vezes para tentar extrair um dente. 


Nas duas ocasiões, no entanto, o procedimento não pode ser feito porque ela estava com pressão alta, mesmo tomando medicamentos receitados por outro médico. O dentista, então, descobriu que Dona Cris não estava tomando os remédios de forma correta, como indicava a receita, porque não entendia o que estava escrito. Foi então que ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada, na última semana, quando ela esteve no consultório pela segunda vez. “Dias depois ela voltou ao consultório, me disse que estava tomando a medicação e levou várias embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para hipertensão. Quando fui verificar se a pressão dela já estava controlada, percebi que ainda continuava alta. Achei muito estranho”, relatou o médico. 

Numa conversa, o dentista disse que percebeu que ela não estava tomando os remédios da forma correta como havia sido prescrito pelo médico por um motivo muito simples. Foi então que o dentista resolveu criar um “esqueminha” dos remédios. Na frente da ilustração de um dos remédios, o que a mulher deveria tomar duas vezes no dia, o dentista colocou imagens de dois comprimidos seguidas de um sol. Já na frente da imagem do outro remédio, que deveria ser tomado pela paciente a cada 12h, Ricardo colocou também dois comprimidos, sendo que um deles aparece embaixo do desenho de um sol e o outro embaixo da imagem de uma lua. O dentista disse que, “em breve”, a paciente vai retornar para continuar os procedimentos no consultório. “Também estou ansioso para saber o desfecho de tudo isso, e também em solucionar o problema dentário dela”. 

Ricardo ainda disse que a atitude em ilustrar a receita para orientar de forma melhor a paciente foi de humanização e que não imaginou que o caso fosse ganhar tanta repercussão na internet. “Quando postei nas redes sociais, não imaginava em hipótese alguma essa repercussão. O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede, apesar de ser muito importante investir nisso, mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade, que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado”, relatou. 

(G1)

Nenhum comentário: