AIDS - INSTITUTO CONSEGUE ELIMINAR HIV DE CÉLULAS INFECTADAS (GN - SAÚDE)

HIV - Foto: Shutterstock / Jarun OntaKrai


Cientistas do Instituto Pasteur, de Paris, conseguiram destruir com sucesso todas células infectadas pelo vírus HIV usando inibidores da atividade metabólica para eliminar as células.


O estudo, publicado na revista científica Cell Metabolism, ainda não apresenta um tratamento, mas abre o caminho para a cura da doença.

O anúncio foi publicado esta semana pelo jornal britânico Daily Mail e pela RFI.

Em vez de medicamentos anti-retrovirais – capazes de inibir o vírus ao nível indetectável nos exames – os franceses conseguiram agora remover completamente o vírus de todas as células.

Um porta-voz do Institut Pasteur disse: “O tratamento anti-retroviral usado hoje é projetado para bloquear a infecção pelo HIV, mas não é capaz de eliminar o vírus totalmente do corpo”.

“Graças aos inibidores da atividade metabólica, os pesquisadores conseguiram destruir essas células infectadas onde não se chegava, ou “reservatórios”.

O próximo passo na pesquisa será avaliar o potencial de usar essa técnica em organismos vivos após a experiência bem sucedida em laboratório.

O estudo foi financiado pelo Institut Pasteur, AmfAR (Fundação Americana para pesquisa de AIDS) e Sidaction.

Veja mais AQUI.

Por: Só Notícia Boa

Nenhum comentário: