DOSE DIÁRIA DE BICARBONATO DE SÓDIO PODE COMBATER DOENÇAS RESPIRATÓRIAS (GN - SAÚDE)

iStock


Um novo estudo mostrou que uma dose diária de bicarbonato de sódio, ou antiácido, pode ajudar a reduzir a inflamação destrutiva de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. De acordo com os cientistas, o antiácido barato estimula o baço a promover um ambiente anti-inflamatório que pode ser terapêutico em doenças inflamatórias.


Publicado no periódico Journal of Immunologynesta quarta-feira (25), o estudo mostrou que quando ratos ou pessoas saudáveis bebem uma solução de bicarbonato de sódio, ela facilita a reposta imune no baço. O órgão faz parte do sistema imunológico, age como um grande filtro sanguíneo e é onde alguns glóbulos brancos são armazenados. Além disso, o mesmo ocorreu nos rins e no sangue.

Ideia surgiu após testes em ratos

Após realizar experimentos com animais de laboratório com problemas como hipertensão e doença renal crônica, os pesquisadores descobriram que ao beber água com bicarbonado de sódio por duas semanas, a população de células imunológicas chamadas macrófagos deixa de ser aquela que promove a inflamação e passa a ser a que reduz o problema. 

Veja mais AQUI.

Por: Viva Bem

Nenhum comentário: