MÚSICA "QUE TIRO FOI ESSE" É LIBERADO PARA O CARNAVAL DE CIDADE DE ALAGOAS (GN - AL)

Música chegou a ser proibida após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Prefeitura Municipal e Polícia Militar/Foto: TV Foco


Em audiência pública nesta sexta-feira, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Polícia Militar chegaram à conclusão de que a música "Que tiro foi esse?", da artista Jojo Todynho - um dos hits do carnaval de 2018 - pode ser tocada e/ou reproduzida no carnaval nos quatro dias de folia em Joaquim Gomes, interior de Alagoas. A suposta censura havia sido definida durante assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar. 


Diante das informações acerca da prática de censura, a Defensoria Pública propôs uma ação civil afastando qualquer tentativa de veto à canção, com o magistrado atendendo parcialmente o pleito do defensor Manoel Correia. Segundo ele, durante a audiência pública, constatou-se que toda e qualquer música está liberada para ser tocada pelas bandas contratadas para o período momesco no município, bem como para a reprodução por meio de aparelhos de sons que serão utilizados pelos foliões no município. 

"Hoje, na nossa visão e na dos demais que participaram do encontro, toda e qualquer música pode ser tocada no carnaval de Joaquim Gomes. Não pode haver nenhuma censura à música", apontou o defensor público. 

Por meio de sua assessoria, a Prefeitura de Joaquim Gomes chegou a informar à imprensa que o pedido para a proibição partiu do capitão PM Queiroz, que alegou que a música dificultaria o trabalho dos militares durante a passagem dos blocos carnavalescos.

Já de acordo com o secretário de Cultura de Joaquim Gomes, Sandoval Gomes, a justificativa para o pedido é o fato de a música reproduzir sons de tiros, o que poderia, em dada situação, causar pânico na população e dificultar o trabalho policial.

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: