SAIBA 8 HÁBITOS FUNDAMENTAIS PARA MANTER CÉREBRO ATIVO E SAUDÁVEL (GN - SAÚDE)

Informações essenciais para exercitar seu cérebro


O nosso organismo passa por uma série de transformações conforme envelhecemos, e isso não seria diferente com o funcionamento do cérebro. 


À medida que a idade avança, o desempenho cognitivo começa a diminuir, uma vez que as conexões entre os neurônios, as chamadas sinapses, vão perdendo a eficiência.Vale lembrar que o cérebro é responsável por controlar, por exemplo, a temperatura corporal, a pressão arterial e a respiração, além do raciocínio, a concentração, as emoções. 

Por isso, cuidar bem e estimular esse órgão é essencial para manter corpo e mente em equilíbrio. “O cérebro precisa trabalhar para reativar os genes e criar novas sinapses. Os genes reativam as conexões existentes ou criam sinapses que compensam as que foram perdidas com o envelhecimento”, explica Newton Terra, diretor do instituto de geriatria e gerontologia da PUC do Rio Grande do Sul.

Para exercitar o cérebro, o geriatra recomenda manter atividades variadas e, no dia a dia, investir nos bons hábitos, desde a leitura até a alimentação. A partir disso, listamos a seguir oito dicas fundamentais para melhorar a saúde cerebral. 

Fontes: Newton Terra, diretor do instituto de geriatria e gerontologia da PUC do Rio Grande do Sul; Stella Herrmann, nutricionista clínica e chef, com especialização em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (Nutren Sênior)

Nenhum comentário: