Veja
Antioxidantes são substâncias que reduzem a ação dos radicais livres no nosso organismo.
Mas, o que são radicais livres? De maneira bem simplificada, radicais livres são compostos formados a partir do metabolismo normal das nossas células. Porém, quando em quantidades elevadas podem gerar o envelhecimento precoce dessas células e aumentar o risco de desenvolvimento de certas doenças, como o câncer, por exemplo.
O excesso na produção de radicais livres pode ser gerado por estresse, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, exposição a radioativos (como o raio-X), alimentação inadequada e rica em alimentos industrializados, dentre outros. Os antioxidantes agem “limpando” o organismo do excesso desses radicais livres, tornando-se assim fatores preventivos da ação destes radicais. Existem alguns antioxidantes naturais que podem ser encontrados nos alimentos, dentre eles, podemos citar: as vitaminas A, C e E, minerais como selênio, magnésio, zinco, o licopeno, o betacaroteno.
Veja abaixo as principais fontes alimentares dessas substâncias
Vitamina A: alface, folhosos verde escuros, cenoura, fígado;
Vitamina C: frutas cítricas, pimentão, goiaba, brócolis;
Vitamina E: óleos vegetais, oleaginosas (castanhas, nozes, sementes);
Betacaroteno: vegetais e frutas alaranjados (cenoura, abóbora, manga, laranja, mamão);
Licopeno: tomate, melancia, morango, pitanga, goiaba;
Selênio: oleaginosas (castanhas, nozes, sementes);
Magnésio: cereais integrais, oleaginosas;
Zinco: cereais integrais, frutos do mar;
Inclua esses alimentos nas suas refeições e evite os riscos da produção excessiva de radicais livres! Além disso, cuide de todos os outros fatores que influenciam no seu organismo e na sua qualidade de vida: praticar uma atividade física, reduzir a ingestão de álcool, evitar o fumo, ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Por: Wanessa Karine- Nutricionista CRN 5-5419– (Espaço SuperAr)
Inserido no Site Voz da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário