BRIGA DE CASAIS NA FRENTE DOS FILHOS: O QUE NÃO DIZER NA PRESENÇA DAS CRIANÇAS (GN - COMPORTAMENTO)

Veja


Quando os casais se excedem na discussão na frente dos filhos, muitas vezes acabam transmitindo insegurança e mágoa, além do mau exemplo. 


As brigas entre os pais só servem como aprendizado quando há respeito mútuo, mesmo com opiniões divergentes. De acordo com o UOL, a pedagoga especialista em aprendizagem, Taís Bento, afirma que é possível discordar sem ofender. 

Para ela, quando o casal perde o controle das emoções, o melhor é deixar a discussão para mais tarde, longe das crianças.Nesses momentos de descontrole emocional, as frases de efeito geralmente são ditas sem pensar e podem ferir injustamente as crianças, que muitas vezes levam as palavras ao pé da letra. Veja dicas de especialistas sobre o que não dizer na frente dos filhos para poupá-los.

"Foi você quem quis ter filhos"

Esta frase faz a criança pensar que foi indesejada pelo pai ou mãe e pode até desenvolver um complexo de inferioridade por conta da rejeição.

"Se continuar assim, vamos ter de nos separar"

A insegurança que se instala em crianças ou adolescentes que escutam essa frase pode afetá-los futuramente. Da adolescência para a vida adulta, o sentimento pode desencadear o medo de se relacionar.

"Só não me separo de você por causa das crianças"

Dizer isso na frente dos filhos é jogar uma enorme responsabilidade nas costas deles. Se o casal decidir pela separação, o peso da culpa e o sentimento de fracasso poderão durar até a vida adulta.

"Se você não mudar, vou embora e não volto nunca mais"

A criança pode levar a frase ao pé da letra e, ao considerar que um dos pais se ausentará, o risco de desenvolver um quadro de ansiedade aumenta. Em casos mais graves, o filho pode resistir a sair de casa por ter medo de que, ao retornar, não encontrará mais o responsável pela ameaça.

"Você não está nem aí para as crianças"

A criança pode concluir que não é importante o suficiente para o pai ou a mãe. Geralmente, depois das brigas, o casal que se ama contorna a situação e se resolve. Já a criança pode ficar fragilizada por vários dias.

"Nosso filho puxou a preguiça de você"

Nada de positivo pode ser tirado de comparações negativas como essa. O filho pode tomar como verdade absoluta o rótulo criado pelos pais e persistir no comportamento criticado. Outro risco é a criança entender que o pai ou a mãe não servem como exemplo.

"Não fala mais comigo, quero distância de você"

Ainda que a frase faça menção ao par, a criança pode sentir medo de que o sentimento seja transferido para ela.

"Nunca vou perdoar você por isso"

A palavra "nunca" tem um impacto forte demais para a criança. Por não ter maturidade para lidar com conflitos, ela passa a viver em constante estado de alerta, já que fica ansiosa para saber como será o próximo momento em família.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: