Veja
Geralmente quando pensamos em animais assassinos lembramos logo lembramos dos, grandes felinos, jacarés e crocodilos. Mas a BBC Brasil conta que existem outros assassinos no mundo animal que são bem menos conhecidos.
1. Tênia
Esses aniamis causam uma doença intestinal chamada teníase, transmitida pelo ovo das larvas. A doença é contraída pela ingestão de alimentos como carne de porco ou bovina contaminadas e que não foram bem cozidas. A transmissão pode ocorrer também pelo contato com fezes ou água contaminados. Segundo a publicação, a tênia presente na carne de porco pode causar graves dores de cabeça, cegueira e até a morte.
2. Lombriga intestinal
Esse verme vive nos intestinos e espalha seus ovos por meio de fezes infectadas causando A ascaridíase é causada pela ingestão desses ovos. Isso pode ocorrer quando a pessoa leva à boca dedos ou mãos contaminadas ou consome frutas e verduras que não foram cozidos ou lavados ou não tiveram as cascas retiradas cuidadosamente. A BBC explica que pessoas afetadas por esta lombriga não apresentam sintomas, mas as infecções mais graves podem causar bloqueio intestinal e afetar o crescimento de crianças.
3. Caramujo de água doce
Neste caso, refere a publicação, os assassinos não são os caramujos, mas sim os parasitas que ele carrega. O contato com os caramujos de água doce pode causar a esquistossomose. É a segunda doença parasitária mais devastadora em países tropicais, ficando atrás apenas da malária.
4. Barbeiro
O barbeiro (Triatoma infestans) é o inseto que transmite a doença de Chagas. É um inseto hematófago e é encontrado apenas nas Américas. A reportagem esclarece que ao picar a pessoa para sugar o sangue, o intestino do barbeiro se incha e obriga o inseto a defecar, depositando parasitas na pele da vítima. Quando a pessoa se coça com o parasita, o Trypanosoma cruzi, penetra na pele.
5. Mosca tsé-tsé
A mosca tsé-tsé transmite o tripanossoma causador da doença do sono. Uma doença que afeta principalmente pessoas pobres em áreas rurais e remotas da África e, se não for tratada, pode matar. Nas últimas etapas da infecção os parasitas entram no fluxo sanguíneo do cérebro e infectam o sistema nervoso central, causando confusão, falta de coordenação e a perturbação do ciclo do sono, sintoma que acabou dando o nome à doença.
6. Cachorros
A OMS indica que as mordidas de cachorros causam a maioria das mortes por raiva entre humanos, com dezenas de milhares de casos registrados por ano. A raiva é uma doença viral infecciosa que afeta animais domésticos e selvagens e é transmitida para humanos através de mordidas ou arranhões, geralmente pelo contato com a saliva do animal. Se não for tratada quase sempre é fatal.
Por: Voz da Bahia e BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário